O autor do pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014 deve ser um jovem paraplégico. É o que espera o neurocientista Miguel Nicolelis, que trabalha no desenvolvimento de uma roupa especial, que devolva a pessoas nessa condição a capacidade de caminhar.
Na página de Nicolelis no Facebook, foi divulgada a primeira imagem do exoesqueleto robótico do projeto, intitulado Andar de Novo (Walk Again Project). A imagem apresenta os cinco módulos do equipamento, que conta com uma mochila de controle e envolve os membros paralisados.
O equipamento pode ser conectado ao cérebro do paciente. A tecnologia é capaz de detectar a intenção de movimento do usuário, movimentando-se "com a força do pensamento".
Nicolelis obteve projeção internacional com pesquisas sobre interface cérebro-máquina. Em uma delas, um macaco controlou uma mão virtual com a "força do pensamento" e obteve, inclusive, resposta tátil.
No início de julho, o cientista disse que a roupa deve ser testada em setembro. Segundo ele, "se tudo der certo", um brasileiro paraplégico com lesão medular dara o chute inaugural da Copa no Brasil, no ano que vem.