O astronauta italiano Luca Parmitano, que se encontra em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS), narrou nesta quarta-feira em seu blog a experiência que teve ao interromper sua caminhada espacial por causa da "inexplicável" presença de água no capacete.
O incidente aconteceu em meados de julho, meia hora depois de Parmitano ter iniciado sua segunda caminhada espacial.
- A sensação inesperada de ter água na nuca me surpreendeu, principalmente porque me encontrava num lugar onde preferia não ter surpresas - contou Parmitano, de 36 anos, comandante da Força Aérea italiana, que descreveu os detalhes da experiência inédita.
- Senti de cara que a temperatura do líquido era muito fria, e achei que podia ser suor. Mas a água chegou a cobrir meu nariz, uma sensação realmente espantosa, que agravei ao tentar tirar a água sacudindo a cabeça. A parte superior do capacete estava cheia de água, e eu não sabia se na próxima vez que respirasse iria encher meus pulmões de ar e não de líquido - afirmou.
Parmitano conseguiu por fim comunicar-se com seu companheiro de caminhada, o americano Christopher Cassidy, e com a base de Houston, que ordenou que voltasse à estação. Felizmente, ele estava ligado ao cabo de segurança que o une à estação espacial.
- Obriguei-me a ficar calmo e, com paciência, me aproximei da escotilha, ao mesmo tempo tentando imaginar uma maneira de eliminar a água caso ela me chegasse à boca - contou.
O objetivo dessa caminhada espacial, a segunda no mês, era preparar a ISS para um novo módulo russo e fazer alguns reparos. A caminhada teve uma hora e 32 minutos de duração, segundo a Nasa, sendo que estava prevista para durar seis horas e 15 minutos.
Os especialistas da Nasa iniciaram investigações para estabelecer a causa exata da falha, por ora desconhecida. Entre as possíveis causas figura um vazamento no sistema de refrigeração do traje espacial. Todas as caminhadas espaciais estão suspensas no momento.