Acompanhar o ritmo acelerado dos avanços tecnológicos, da velocidade da informação e das descobertas em todas as áreas de conhecimento se tornou um dos maiores desafios de empresas. Novos métodos de produção, aumento nos serviços e processos diferenciados de divulgação, entretanto, exigem pessoal qualificado, e o sistema de ensino formal já não dá mais conta dessa demanda. Sendo assim, as organizações passaram a investir em novos modelos de formação, adaptados às necessidades do negócio e com foco na retenção desses talentos.
A partir dessas premissas, surgiram, nos Estados Unidos, as universidades corporativas. No Brasil, o modelo de escolas empresariais desembarcou timidamente no final da década de 1990, mas hoje está cada vez mais incorporado às rotinas de empresas nacionais.
- Cursos in company, desenvolvidos de acordo com o que a organização precisa, é uma tendência mundial. Com o mercado altamente competitivo, o aperfeiçoamento se tornou crucial para os negócios, tanto na área de projeto, quanto na gestão de pessoas. De dois anos para cá, tivemos aumento de 100% nos pedidos de treinamentos desse tipo - relata Waldomiro de Oliveira Barbosa Jr., gerente da Mackenzie Soluções.
O termo "universidade" na modalidade empresarial é apenas uma maneira de classificar esses programas de desenvolvimento de pessoal, pois não têm o reconhecimento do Ministério da Educação. Geralmente associadas a uma instituição de ensino, se assemelham a programas de treinamento convencionais, mas buscam atender ao perfil exclusivo da corporação e de seus colaboradores.
Seguindo esse modelo, a Guarida Imóveis criou há 11 anos a Universidade Corporativa Guarida Imóveis (Unigua). Conforme explica Cristiane Olsson, gerente de Recursos Humanos da empresa, o objetivo dos cursos realizado em parceria com o Senac-RS é permitir que o funcionário receba as ferramentas necessárias para se sobressair na realização de suas funções.
- Cerca de 40% dos colaboradores que se formaram tiveram a oportunidade de promoção - conta Cristiane.
Entre os selecionados para as aulas na Unigua, o corretor de imóveis Eli Silva, 51 anos, percebeu uma melhora significativa em seu volume de negócios fechados após receber o diploma.
- As vendas aumentaram, e o número de clientes também. As aulas me ajudaram a conhecer mais o mercado imobiliário, o que me deram condições de melhor exercer o meu trabalho - resume o corretor.
Além do colaborador, as empresas colhem lucros com o investimento. De acordo com Armando Lourenzo, reitor da Ernst & Young University (EYU), os ganhos da companhia se refletem na qualidade dos serviços oferecidos e na produtividade:
- Em três anos, cerca de 9 mil profissionais foram capacitados pela EYU. Essas pessoas, mais do que a capacitação técnica, se tornam disseminadores dos nossos valores e da nossa cultura. Percebemos uma elevação do orgulho corporativo, retenção de talentos e melhoria do conhecimento aplicado.
A seleção para o programa de graduação in company da GVT foi baseada nas áreas-chave do negócio da companhia, explica Anderson Gomes, gerente de RH da empresa. Assim como em outros cursos empresariais, as aulas da universidade GVT podem ocorrer na sede da empresa, nas instituições de ensino ou em outros locais.
Para a Thirza Reis, diretora da Homero Reis Consultores, esse método de ensino funciona como um incentivo. Mais do que conhecimento técnico, o profissional percebe que a empresa quer investir na sua capacidade e se sente mais motivado para trabalhar.
- Como os colegas de aula são exclusivamente da mesma companhia, há uma troca muito grande de conhecimento e permite a aproximação da pessoas. Isso propicia um fortalecimento das equipes e também das capacidades individuais - completa Thirza.
Exemplos de Universidades Corporativas
GVT
Com 17 mil funcionários, a GVT fez parcerias com instituições de ensino para criar seus programas de desenvolvimento voltados para o aprimoramento de competências técnicas e comportamentais. Por meio dessa sociedade, a empresa realizou aproximadamente 30 mil horas de treinamento para cerca de 200 colaboradores nos últimos dois anos. Além de treinamentos específicos para cada área, a empresa investe em cursos voltados para líderes e na capacitação e aperfeiçoamento de colaboradores de todos os níveis. No projeto Graduação in Company, a GVT oferece cem bolsas em gestão de recursos humanos, gestão comercial, gestão financeira, processos gerenciais e logística (treinamentos promovidos pelo Centro Universitário Uninter na modalidade à distância).
McDonald's
Pioneira, a Universidade do Hambúrguer foi inaugurada em 1961, em Illinois (EUA). A instituição é voltada ao ensino e à pesquisa de todos os aspectos de produção dos alimentos e operação dos restaurantes. Além da matriz nos EUA, existem outras seis unidades dessa universidade no mundo: Brasil, Alemanha, Japão, Inglaterra, China e Austrália. A unidade brasileira, administrada pela Arcos Dorados, é a única da marca na América Latina e oferece cursos e treinamentos para funcionários e parceiros do sistema McDonald's de 20 países. A maioria dos cursos é dirigida a funcionários de diversos níveis gerenciais e de liderança, tanto dos escritórios quanto dos restaurantes. São formadas, em média, 7 mil pessoas por ano.
Natura
Dedicado à capacitação de líderes, o Projeto Cosmos teve sua primeira edição em 2011. Envolve todos os 600 gestores da empresa no Brasil e nas operações inter­nacionais. O programa é composto por quatro dimensões: escola, programas-satélite, comunidade de interesses e confraria. A escola visa desenvolver competências de acordo com a função, com aulas presenciais que contam com professores internacionais e profissionais de renome em liderança. Nos programas-satélite são discutidos temas identificados no mercado e adaptados para a Natura. A comunidade de interesses é uma rede social criada para interação dos líderes e discussão de assuntos de interesse geral. Por meio da confraria, são realizados encontros para a troca de informação e discussões relacionadas a trabalho em intervalos de cerca de 60 dias (conteúdos definidos a partir da Escola e da Comunidade de Interesses). As oficinas oferecem aos líderes a oportunidade de desenvolver projetos de interesse ou motivações pessoais que estejam relacionados ao negócio da empresa.
Ernst & Young University
A partir de um programa dedicado ao desenvolvimento de carreira, a Ernst & Young University (EYU) promove uma abordagem ampla de aprendizado, aconselhamento e treinamento prático para formar pessoas capazes de atuar em qualquer lugar do mundo. A EYU oferece cursos presenciais ou à distância e é organizada em três linhas. Os cursos técnicos estão ligados às atividades práticas dos profissionais em cada área de atuação. Os cursos de perfil gerencial preveem treinamentos em habilidades de gestão e interpessoais e são direcionados a profissionais de todas as áreas. Também abertos a todos os profissionais, os cursos eletivos têm o objetivo de desenvolver habilidades técnicas, interpessoais, e de gestão. Em três anos, 8.781 profissionais foram capacitados nos cursos da universidade corporativa.
Guarida Imóveis
A Universidade Corporativa da Guarida Imóveis (Unigua) foi criada em 2002 para ser um instrumento que proporciona conhecimentos técnicos e oferece aos colaboradores oportunidades de qualificação para o crescimento profissional e pessoal, com métodos de aprendizagem ativos e contínuos. Desenvolve competências técnicas comportamentais e capacita novas habilidades. Entre os alunos que já passaram pela Unigua, 50% tiveram promoção de cargo. Desde junho, a empresa oferece suas disciplinas e conhecimentos por meio do ensino à distância (EAD). A modalidade contemplará temas e duração similares aos oferecidos nas aulas presenciais.