O LinkedIn , rede profissional com mais de 187 milhões de usuários no mundo e mais de 10 milhões no Brasil, divulgou as palavras e expressões mais usadas pelos usuários em seus perfis neste ano. O chavão mais usado nos perfis do LinkedIn globalmente é "criativo". No Brasil, a palavra mais usada foi "experimental".
- Todos os dias potenciais parceiros de negócios, clientes e empregadores estão à procura de profissionais na internet. Se você quer que a oportunidade venha até você, é preciso fazer com que seu LinkedIn se destaque dos demais. Milhões de profissionais dizem que são "criativos", então se diferencie descrevendo e pontuando projetos nos quais você trabalhou e que são realmente diferentes, únicos e atraentes. Citar exemplos concretos do trabalho criativo que você fez é mais convincente do que simplesmente dizer que você é um profissional criativo - disse Nicole Williams , Expert de Carreira do LinkedIn.
Este é o terceiro ano em que o LinkedIn divulga o ranking dos chavões mais usados. "Multinacional" foi a palavra mais usada pelos profissionais brasileiros no ranking de 2011 . Em 2010, primeiro ano em que o estudo foi feito , "dinâmico" foi a palavra número um para os profissionais do Brasil. Na ocasião do primeiro ranking, o LinkedIn tinha pouco mais de 85 milhões de profissionais no mundo. Agora, a rede conta com mais de 187 milhões de profissionais, crescendo a um índice de aproximadamente dois usuários por segundo.
Abaixo está a lista completa com os 10 termos mais comuns nos perfis dos profissionais brasileiros:
Experimental
Multinacional
Interpessoal
Organizacional
Responsável
Planejamento estratégico
Novos desafios
Criativo
Eficaz
Multidisciplinar
Para uma noção global, abaixo estão as palavras número um da lista de cada país em que o LinkedIn realizou este estudo:
Austrália: Criativo
Canadá: Criativo
Egito: Multinacional
França: Responsável
Alemanha: Criativo
Índia: Eficaz
Indonésia: Multinacional
Itália: Responsável
Malásia: Motivado
Holanda: Criativo
Nova Zelândia: Criativo
Arábia Saudita: Motivado
Singapura: Criativo
África do Sul: Motivado
Espanha: Especializado
Suécia: Criativo
Suíça: Analítico
Emirados Árabes Unidos: Motivado
Reino Unido: Motivado
Estados Unidos: Criativo
Se a abelha dos chavões picou seu perfil do LinkedIn, aqui vão algumas dicas para você remover o ferrão e fazer seu perfil brilhar em 2013:
- Confira a concorrência: faça uma Pesquisa Avançada de Pessoas para encontrar pessoas que moram no mesmo CEP e que têm o mesmo cargo que você. Muitas vezes somos críticos mais severos dos perfis de outras pessoas do que do nosso próprio. Ao visualizar o perfil de seus colegas no LinkedIn, você pode ter melhor noção do que gosta ou não gosta a respeito deles. Certifique-se de que você incorporou este feedback no seu próprio perfil.
- Torne-se um imã para recomendações: quando você adiciona competências relevantes no LinkedIn e experiência ao seu perfil, suas conexões de primeiro grau podem recomendar você por aquelas competências específicas. Você pode adicionar até 50 competências relevantes e áreas de especialidade (como ballet , iPhone e desenvolvimento de negócios globais ) ao seu perfil.
- Impressione e chame atenção com um título profissional atraente: seu título profissional é uma das primeiras coisas que as pessoas veem no resultado de pesquisas no LinkedIn. Pela configuração padrão, seu título profissional é baseado no cargo que você inseriu para seu cargo mais recente, mas ele pode ser editado. Pense no seu título profissional como a manchete de uma notícia. Se você quer atrair pessoas e envolvê-las (sejam elas potenciais gerentes responsáveis por contratações, parceiros de negócios ou clientes), complete seu perfil para que as pessoas se sintam motivadas a visualizá-lo na íntegra.