Responsável por 1,97 milhão de empregos formais e diretos no país e 785 mil vagas diretas e indiretas no Rio Grande do Sul, conforme dados de 2023 da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o setor de Alimento e Bebidas, que inclui a área de Gastronomia, está em alta por diversos motivos.
Para Sarah Winck de Almeida, coordenadora e professora no curso de graduação tecnológica em Gastronomia da Unisinos, há maior conscientização sobre como a alimentação afeta a saúde e o bem-estar. Este movimento explica, em parte, o aumento da busca por comidas mais nutritivas sem que o sabor seja comprometido. Em paralelo, está a importância da comida como agente de transformação social.
— Esses fatores combinados contribuem para o crescimento e para a popularidade da gastronomia, tornando-a uma escolha atraente para muitos profissionais e entusiastas. Plataformas como Instagram e TikTok desempenham um papel importante na popularização de pratos e de restaurantes, ampliando o interesse do público pela gastronomia — diz.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados no final de junho mostram que o ramo de alimentação, que engloba segmentos como restaurantes, bares, lanchonetes e similares, gerou mais de cem mil novos postos de trabalho formais no país nos últimos 12 meses, o que representa um aumento de 5,13%.
No entanto, aponta o Caged, em maio, devido à enchente, o Estado abriu 3.708 vagas de emprego formal, mas fechou 5.884. Isso demonstra o tamanho do desafio para a área de Gastronomia no momento de retomada das atividades.
Também coordenadora do curso de Gastronomia da Unisinos, a professora Flavia da Silveira e Silva destaca que, além de estimular o empreendedorismo, com apoio do Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos), o curso conta também com a inclusão de atividades de extensão de relevância social – como aconteceu em maio deste ano, durante a crise climática gaúcha. Em caráter emergencial, a instituição de ensino transformou seu campus de São Leopoldo no maior abrigo do município.
— Assumimos um protagonismo na produção das refeições, que passaram a ser servidas diariamente para todos os abrigados e voluntários — recorda Flávia.
Mercado de Trabalho
Formada em Gastronomia pela Unisinos em 2019, Laura Matiotti Alves, 31 anos, é proprietária do bar Zanza, em Porto Alegre. Ela atua como “restaurateur” – em outras palavras, é o profissional que abre e gerencia profissionalmente seu estabelecimento.
— A minha tia tinha um hotel na praia de Itapema, o qual administro atualmente. Eu ia para lá desde pequena, tem um restaurante que servia os hóspedes. Ela foi uma grande inspiração para mim — recorda.
Para Laura, estudar Gastronomia permitiu, além de aprender o preparo dos pratos, ter a capacidade de gerenciar o seu próprio restaurante ou bar.
Sei como funciona toda a produção. Eu criei o cardápio, fiz todos os testes e larguei na mão dos meus funcionários. Acho isso um grande diferencial hoje em dia.
LAURA MATIOTTI ALVES
Proprietária do bar Zanza
O cardápio do bar tem influências argentina e espanhola, mas com tempero brasileiro. A sustentabilidade é algo muito presente no Zanza. Segundo Laura, reflexo do que aprendeu em sala de aula. As bebidas e os alimentos valorizam os pequenos produtores locais:
— Gosto desse contato próximo com o fornecedor, para conhecer e valorizar.
Possibilidades de Mercado
Segundo a professora Sarah, o profissional da gastronomia pode ingressar em empresas e indústrias dos setores de alimentos, bebidas, hospedagem, recreação e lazer. Além do tradicional chef de cozinha, confira abaixo as áreas nas quais os profissionais podem atuar:
- “Restaurateur”: responsável por abrir e gerenciar profissionalmente restaurantes, bares e pubs.
- Gestão de empresas de eventos
- Turismo gastronômico
- Setor industrial: na área de pesquisa e desenvolvimento
- Setor hospitalar: como cozinheiros ou chefs de cozinha
- Pesquisas: presente em centros e institutos de pesquisa em alimentos
- Docência em universidades, cursos técnicos e profissionalizantes
- Área digital: ensinando em cursos online, atuando como influenciador digital e food hunter (avaliador de estabelecimentos)
- Consultorias, que podem ser desde elaboração de cardápios para restaurantes a treinamentos de equipe
*Produção Padrinho Conteúdo