A Ulbra de Santa Maria passará a ter dois campi na cidade a partir de março. Os estudantes dos cinco cursos presenciais da instituição terão aula no Espaço Alexandre Cortez, na Rua Duque de Caxias, 2.319. O campus atual, no distrito de Boca do Monte, na região oeste da cidade, seguirá sendo usado pela instituição para os laboratórios de Fisioterapia e Psicologia, núcleo de práticas jurídicas, cursos de pós-graduação e outros serviços.
Mesmo sem aumentar o número de cursos ou vagas em Santa Maria, a instituição trata a novidade como uma ampliação. Além das aulas, alguns cursos terão seus laboratórios na sede nova. O espaço também é considerado mais moderno pela universidade. Conforme o Diretor da Ulbra em Santa Maria, Mauro Cervi, a mudança atende a um pedido dos alunos, por conta da distância para a ida diária até o local.
— São pedidos da comunidade acadêmica. Eu diria que é até um clamor dos estudantes, pela distância de cerca de 12 quilômetros do centro da cidade, era difícil ter que ir toda noite para a aula, por exemplo — afirma o diretor.
O Espaço onde funcionará o campus central, no bairro Nossa Senhora Medianeira, também já atende a outra instituição privada de ensino superior - a Fadisma, Faculdade de Direito de Santa Maria.
A Ulbra tem, hoje, mil alunos em Santa Maria, em cinco cursos presenciais e sete híbridos. São 60 profissionais contratados para o campus da cidade, entre professores e funcionários. A instituição chegou em Santa Maria em 2002.
A decisão por dividir o funcionamento, conforme Cervi, se dá pelo tamanho da Ulbra na cidade. O novo local não comporta, num primeiro momento, toda a instituição. O diretor afirma, porém, que não há projeção de mudança total dos serviços da Ulbra para outro espaço, ou seja, o campus de Boca do Monte seguirá sendo ocupado pela instituição.
O espaço era desejado pela prefeitura de Santa Maria para se tornar sede do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), que está em tratativas para instalação na cidade. O espaço é composto por prédios com laboratórios, salas de aula e auditórios. Segundo o Executivo municipal, em novembro de 2023, foi sancionada a Lei nº 6.834, "que viabiliza o retorno da área utilizada pela Ulbra ao município para a instalação do novo campus do IFFar." Segundo a prefeitura, o processo segue sendo negociado entre Ulbra, Ministério da Educação e IFFar.