Candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 podem solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição entre os dias 15 e 26 de abril. Conforme o Ministério da Educação (MEC), neste período, os estudantes que não realizaram a prova em novembro de 2023 também deverão justificar a ausência, caso solicitem o benefício.
A solicitação deverá ser feita pela Página do Participante. Conforme edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na segunda-feira (1º), tem direito à isenção:
- matriculados no 3ª ano do Ensino Médio em escola da rede pública
- quem fez todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista em escola privada
- pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritas no CadÚnico
Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição de 2024 gratuitamente. As regras foram detalhadas no documento, que inclui o cronograma desta fase.
Segundo o edital, no dia 13 de maio os candidatos contemplados serão conhecidos, com possibilidade de apresentação de recurso aos não selecionados até o dia 17 de maio. No dia 24 do mesmo mês, o resultado dos recursos será divulgado. Em 2023, a taxa de inscrição do exame foi fixada em R$ 85.