A Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso, na Ilha da Pintada, em Porto Alegre, suspendeu as aulas presenciais a partir desta terça-feira (8). Em comunicado publicado nas redes sociais, a direção informou que a erosão do Rio Jacuí se aproximou dos fundos da instituição e que aguarda a confecção de um laudo garantindo a segurança da estrutura da escola.
Conforme a direção, ofícios foram encaminhados à Secretaria de Estadual de Educação, solicitando uma vistoria. A Secretaria de Obras esteve no local, mas ainda não emitiu um laudo oficial. Até lá, as aulas serão de forma remota para os cerca de 450 alunos.
Esta não é a primeira vez que a escola suspende aulas após a enchente de maio. Durante o mês de agosto, as aulas foram suspensas por mais de uma vez, após o surgimento de novas erosões nos fundo e entorno da escola.
O ponto também não pôde ser usado como ponto de votação nas eleições no último domingo (6) por causa de problemas estruturais. As sessões precisaram ser transferidas para a Escola Delta, no mesmo bairro.
Procurada, a Secretaria da Educação do RS informou que "as secretarias de Educação e de Obras Públicas já estão acompanhando a situação. Estamos verificando a melhor forma de acolhimento aos estudantes e retomada das atividades presenciais".