- Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) são apresentados na manhã desta quarta-feira (14), em Brasília, pelo MEC e Inep
- Índice é o principal instrumento de monitoramento da Educação Básica
- Brasil atingiu a meta 6 para os anos iniciais do Ensino Fundamental no Ideb, destaca o MEC
O Ministério da Educação (MEC ) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgam nesta quarta-feira (14) os resultados de 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Criado em 2007, o Ideb teve a última divulgação em 2021.
Conforme o Inep, o índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), sendo o principal instrumento de monitoramento da Educação Básica.
Os números apresentados nesta quarta apontam que o Brasil tem 93% de crianças na pré-escola, mas apenas 70% concluem o Ensino Médio. Brasil atingiu a meta para os anos iniciais do Ensino Fundamental que é 6 no Ideb. O Rio Grande do Sul teve o mesmo resultado.
O índice foi criado para servir de referência para políticas educacionais nos três níveis de governo. Os resultados são divulgados por etapas: anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. A pontuação de referência (6) foi escolhida com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).