A estudante Maria Victória Cruz, de 15 anos, foi selecionada para fazer um curso na National Aeronautics and Space Administration (Nasa), a agência espacial dos Estados Unidos. Natural de Uruguaiana, a aluna do Ensino Médio coleciona tanto medalhas quanto certificados de competições escolares nas áreas de robótica, matemática e física.
— Foi assim que eu descobri que eu gostava muito de astronomia — conta Maria Victória. A admiração pelas exatas fez com que a estudante se inscrevesse para concorrer a uma bolsa de estudos. Após responder questões dissertativas na etapa seletiva, ela foi aprovada.
— Um momento muito especial para mim e para minha família. Não tinha como ter sido um dia melhor — afirma a estudante.
A Academia Espacial Avançada, como é chamado o curso, terá duração de seis dias e será uma experiência imersiva com aulas nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
— Começamos a pular na frente de casa e a gritar — comenta mãe da estudante, Elisângela Cruz.
Desde 1982, os cursos de acampamento espacial da Nasa inspiram os jovens que buscam aprender sobre o espaço e desenvolver novas habilidade de trabalho em grupo e liderança. Mais de 700 mil alunos, dos Estados Unidos e de outros 150 países, já participaram das aulas.
A viagem será em agosto. A bolsa de estudos cobre os gastos com o curso e hospedagem da aluna. Até o momento, a família arrecada fundos para custear o restante das despesas.