A Enfermagem é uma profissão de extrema importância para o sistema de saúde de qualquer país. Com o aumento da expectativa de vida e da longevidade da população, houve um grande incremento dessa demanda. Isso porque os enfermeiros cumprem papel vital no cuidado e na assistência de pacientes dentro e fora do ambiente hospitalar.
Não é à toa que a área segue em constante evolução, com o objetivo de se adaptar às novas necessidades da sociedade e aos desafios do setor. Nesse sentido, a formação de qualidade é peça-chave não apenas para se destacar no mercado de trabalho, mas também para levar os melhores cuidados à população.
– Nessa especialidade, os profissionais têm a possibilidade de atuar como empreendedores ou pesquisadores, além de trabalhar nas mais diversas áreas de cuidado, como prevenção, proteção e promoção da saúde do indivíduo e da coletividade – diz a coordenadora do curso de Enfermagem da Ulbra Carazinho, Susana Rafaela Miranda Neves.
Por isso, o curso de Enfermagem da Ulbra prioriza o ensino e a prática de técnicas modernas aplicadas ao mercado. Os alunos realizam atividades que fortalecem o aprendizado e beneficiam a comunidade em ambientes como emergências, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), clínicas especializadas, domicílio e unidades de internação de complexos hospitalares em redes públicas e entidades privadas.
Teoria e prática
Com 39 anos de tradição, o curso de Enfermagem da Ulbra tem professores e preceptores com experiências em diversas áreas. Inseridos em laboratórios desde o primeiro semestre, os alunos iniciam no campo de estágio logo no semestre seguinte. Assim, podem vivenciar as realidades da profissão e colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula.
– Durante os dois últimos semestres do curso, o acadêmico realiza diariamente atendimentos na Atenção Primária e Secundária à Saúde da Pessoa e Coletividade, assim como em plantões hospitalares. Ele tem a oportunidade de atuar junto às equipes de saúde em diversas especialidades, desenvolvendo assistência, pensamento crítico, liderança, saber científico, competências e habilidades necessárias para ser um excelente profissional – explica a coordenadora do Curso de Enfermagem da Ulbra Torres, Lidiane de Medeiros Hahn.
Junto à comunidade, o curso de Enfermagem da Ulbra Cachoeira do Sul atua com atendimentos aos detentos do Presídio Estadual e em escolas, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e espaços comunitários. Em Carazinho, os estudantes realizam seus estágios na rede de atenção junto às equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e Secretaria Municipal de Saúde, no Hospital de Clínicas de Carazinho e na UPA. Ainda participam de atividades em empresas, escolas e feiras de saúde, campanhas de vacinação e doação de sangue, reuniões do Conselho Municipal de Saúde, visitas técnicas em ILPIs e no SAMU.
Em Torres, por meio de parcerias com a Prefeitura Municipal, hospitais locais e das cidades de Capão da Canoa, Osório e Praia Grande (SC), são proporcionadas aulas práticas e estágios aos estudantes. Já em Canoas, a Ulbra mantém convênios com redes municipais de saúde básica, com o Hospital Universitário de Canoas e com a Santa Casa de Porto Alegre.
Todo esse ambiente educacional que encoraja a prática e a criatividade estimula uma visão focada em empreendedorismo e inovação no setor. Somado a isso, o aluno também tem acesso a experiências como projetos interdisciplinares, abordagem de casos reais, visitas técnicas a negócios criados e geridos por enfermeiros, além de rodas de conversas com quem empreende na área.
Alta empregabilidade
– Desde que me formei, em 2007, nunca estive desempregada. Sou docente, fui coordenadora de emergência em um hospital, estive na coordenação do SAMU, fui enfermeira militar e, hoje, sou secretária de saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Sapucaia do Sul. Estudar na Ulbra, uma instituição reconhecida, com grade curricular diversa e docentes experientes, fez toda a diferença para mim no mercado de trabalho – diz a egressa da Ulbra Canoas, Flávia Mota.
Além de estudantes em primeira graduação, o curso de Enfermagem da Ulbra está aberto para os interessados em iniciar uma segunda graduação. Os profissionais de Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia e Educação Física podem aproveitar disciplinas, enriquecer o currículo e ampliar seu campo de atuação.