Com o mercado de trabalho cada vez mais disputado, é fundamental cursar uma graduação. Dados do Índice ABMES/Simplicity de Empregabilidade 2023 (IASE) mostram que mais de 75% dos egressos do Ensino Superior conseguem emprego em até um ano, sendo 83% deles na mesma área de formação. Esse número aponta um crescimento, já que, um ano antes, 69% dos entrevistados haviam se colocado no mercado em até um ano – 70% na área que haviam estudado.
Se estar na universidade é tão importante, acessá-la deve ser um processo menos complicado. Por isso, a Unilasalle oferece condições especiais para quem optar por usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para ingressar em seus cursos.
Por esse caminho, não é preciso prestar vestibular e ainda pode-se ter acesso a descontos de até 40% até o fim do curso. Além disso, quem ingressar pela nota do ENEM entre os dias 15 e 31 de janeiro, garante desconto na matrícula, que fica R$ 9,90 nos cursos EaD e R$ 99,90 nos presenciais.
Confira as vantagens:
● 20% de desconto, até a conclusão do curso, para os cursos de graduação em Ciência da Computação, Design Gráfico, Relações Internacionais e Medicina Veterinária, na modalidade presencial.
● 30% de desconto, até a conclusão do curso, para os cursos de graduação em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Pedagogia, na modalidade presencial.
● 40% de desconto, até a conclusão do curso, para todos os cursos de graduação na modalidade semipresencial (aulas teóricas a distância e atividades práticas presenciais).
● 40% de desconto, até a conclusão do curso, para todos os cursos de graduação na modalidade educação a distância – EaD.
Em entrevista, a diretora de Graduação da Unilasalle, Cristiele Ribeiro, fala sobre a relevância da graduação para se colocar no mercado de trabalho e comenta algumas iniciativas da universidade para promoção do conhecimento e a formação integral dos acadêmicos. Confira:
Qual a importância de cursar uma graduação?
É preciso estar sempre se atualizando, seja pela graduação, pós-graduação e, até mesmo, concomitantemente, por cursos livres, como os de extensão. O importante é não parar de estudar. Muita gente diz que a graduação já não é suficiente, mas ela é o mínimo para ter uma profissão. Por isso, estamos sempre nos atualizando para oferecer cursos que preparem, efetivamente, a pessoa para o mercado.
O processo não termina ao concluir um determinado curso, depende da pessoa, também, estar em constante busca de informações, estudando permanentemente. É possível, inclusive, cursar outras graduações – muitos estão fazendo isso. Estamos em um mundo volátil, as coisas acontecem muito rapidamente. Na universidade se tem acesso à pesquisa de ponta, criando a possibilidade de aprender a pesquisar, para ter sempre o conhecimento mais atualizado.
De que forma a Unilasalle desenvolve as competências necessárias para o mundo do trabalho?
O estudante participa de projetos em contato com a comunidade, entendendo os problemas reais e propondo soluções junto com professores que estão no mercado de trabalho e também na pesquisa. Temos esses dois perfis de professores trabalhando conosco, o que permite que o estudante tenha acesso a essas duas importantes formas de buscar conhecimento: pesquisa e prática.
Por meio de projetos integradores, os acadêmicos fazem a comunhão de tudo que aprendem nos diferentes módulos dos cursos. Eles vão para a sociedade, em empresas, instituições, ONGs, escolas, entendem o que está acontecendo no dia a dia para, juntos, criarem uma solução. Sempre colocando a mão na massa.
Atividades práticas são um dos pilares do processo de aprendizagem da instituição?
Sim. Temos projetos de diversas vertentes, como empreendedorismo, que é trabalhado logo no início na disciplina “Experiência Empreendedora”. Ela consta em todas as graduações porque, independentemente da área, é preciso estar preparado para empreender. Idealizado pela Universidade La Salle Ramon Llull, em Barcelona, a iniciativa intitulada “EduEmprèn do Ensino Superior” promove o uso de ferramentas que ajudam a compreender conceitos e dinâmicas do mercado. Também criamos grupos multidisciplinares em que os alunos convivem e desenvolvem projetos com estudantes de outros cursos. Se a pessoa cursa Medicina Veterinária, por exemplo, pode se reunir com um colega da Administração e outro da Fisioterapia para, em conjunto, pensarem em um produto ou serviço para uso no tratamento fisioterápico de animais.
A Unilasalle tem diversos cursos. Quais são os mais procurados?
Nesse pós-pandemia, os cursos da área da saúde como Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina, têm grande procura. O destaque para o curso de Biomedicina deve-se, especialmente, porque esses profissionais podem oferecer procedimentos estéticos mais avançados, é um mercado que está em alta. Com isso, também estão em oferta a partir de 2024 os cursos de Medicina Veterinária e Farmácia, que também estão com relevante procura. Os cursos de tecnologia, especialmente Ciência da Computação, são uma tendência que se confirma cada vez mais. Por fim, Direito tem sido o curso mais procurado.
Qual a importância de vivenciar a experiência de estar em uma universidade?
Ninguém atua sozinho no mercado de trabalho. Por isso, quando desenvolvemos as nossas propostas, promovemos o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, gestão de conflitos e criatividade, para além dos conhecimentos técnicos, que são premissas. Além da convivência com estudantes de outros cursos, professores com diferentes experiências profissionais, mesmo dentro de uma mesma área. Toda essa vivência contribui para a formação de um profissional completo.
Entre as iniciativas que promovemos está o Educcomp, em que alunos das licenciaturas se juntam a acadêmicos dos cursos de tecnologia para desenvolverem soluções digitais voltadas para a Educação. Já os de Relações Internacionais e Administração participam dos Jogos Acadêmicos Integrados, em que competições de War e outras, algumas desenvolvidas por eles mesmos, promovem por meio da socialização e o aprendizado sobre estratégia e dinâmica de probabilidade por meio da gamificação. Chega a invadir a madrugada.
A Maratona do Design, por sua vez, conecta os estudantes desse curso a empresas interessadas em soluções avançadas. Também é uma imersão que ocorre durante alguns dias e, também, madrugada. Este curso, em 2023, contou com uma premiação no 2º Prêmio Ser Educação, por meio da realização dos Estúdios Criativos, disciplinas que combinam técnica e criatividade para explorar projetos práticos conceituais com foco em arte e cultura.
E todos os cursos de graduação, pós-graduação stricto e lato sensu da Universidade La Salle participam da Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão, a SAPIENS, que ocorre sempre no segundo semestre. É quando os alunos apresentam seus projetos, pesquisas e participam de palestras e workshops promovidos por profissionais convidados que são referência na área em que atuam.
Além destas iniciativas, anualmente os cursos promovem ações e eventos diferenciados evidenciando o "fazer para aprender", pois acreditamos que o aprendizado se dá pela prática, pelas vivências que os alunos têm ao longo do curso em que estão matriculados.