A tecnologia e a medicina caminham de mãos dadas não apenas em hospitais, clínicas e consultórios, mas também nas salas de aula. Atualmente, soluções high-tech permitem que os estudantes da área se aproximem cada vez mais da realidade profissional.
Um bom exemplo é a Mesa de Anatomia Interativa, uma das grandes novidades do curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas (RS). Trata-se de um equipamento com tela touchscreen de 86 polegadas, que simula uma mesa de anatomia clássica com todas as interações que os alunos fariam em modelos anatômicos reais.
O grande diferencial é a possibilidade de analisar detalhes do corpo humano em exames planos ou tridimensionais. Além de exibir um cadáver virtual dissecado e reconstruído em 3D, o dispositivo conta com estação de trabalho radiológica com mais de 130 casos da Biblioteca Medical Harbour e atlas anatômico humano masculino e feminino.
– A mesa permite ver diversos planos anatômicos. Com isso, podemos explicar aos nossos estudantes como determinada anatomia aparece em exames como tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas – diz o professor e diretor do curso de Medicina da Ulbra, Marcelo Guerra.
Para o especialista, a adoção de recursos inovadores nas universidades vai muito além de tendências ou modismos. A tecnologia é essencial para formar médicos mais preparados e, consequentemente, aumentar a segurança dos pacientes.
– Um piloto de avião, por exemplo, passa por simulações de voo antes de pilotar. O mesmo ocorre no processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Toda simulação tem como objetivo final a segurança. Isso também conta para a formação em medicina. É preciso treinar em locais seguros, sem colocar pacientes em risco – explica Guerra.
Esse conceito é amplamente adotado nos diversos laboratórios da Ulbra, que simulam situações médicas de forma realista e detalhada. Há ambientes com diferentes níveis de complexidade e fidelidade. Quando o assunto é anatomia, é possível aprender diretamente nos cadáveres ou por meio de simulações nos laboratórios. Em casos mais complexos, os estudantes são desafiados a simular procedimentos como partos e até assistência em paradas cardiorrespiratórias.
Durante algumas das atividades, os participantes são colocados sob pressão e forte carga emocional, como se estivessem atuando profissionalmente. Esses aspectos são importantes para humanizar ainda mais os futuros médicos, fazendo com que eles reflitam cada vez mais sobre as consequências de seus atos.
– As inovações da Ulbra são sementes de progresso semeadas no campo fértil da educação. Essas ferramentas são a conexão entre o conhecimento teórico e a prática clínica, permitindo que os alunos adentrem o mundo profissional com um leque de conhecimentos diversificado e sólido – conta o estudante do curso de Medicina, Thiago Moraes.
De olho no potencial da tecnologia para a área médica, Moraes criou a startup MedFinder, que utiliza inteligência artificial para orientar diagnósticos mais acurados e eficientes, utilizando uma base de dados composta por exames como raio-x e ressonância magnética. O projeto foi fomentado no Parque Tecnológico Ulbratech, com mentorias e acompanhamento de profissionais especializados.
Desenvolvida para hospitais, operadoras de saúde e profissionais da área, a MedFinder é uma das startups selecionadas para concorrer à Premiação Health Alliance – Jornada Uni4Life de Inovação e Empreendedorismo, que busca promover e acelerar projetos capazes de impactar positivamente os setores público e privado da saúde no país.
– O MedFinder representa o início de uma nova era na medicina brasileira – projeta Moraes.
Recursos complementares e atualizações constantes
Os alunos do curso de Medicina da Ulbra têm acesso a vários recursos complementares que colaboram com o estudo individual. Entre eles, destacam-se os laboratórios virtuais, que podem ser utilizados na universidade, em casa ou em qualquer outro lugar. Dessa maneira, é possível fazer simulações e estudar temas como fisiologia, anatomia e histologia.
Recentemente, a universidade também disponibilizou a plataforma de informações médicas com dados científicos UpToDate para professores e estudantes. Trata-se da base de dados mais atualizada e confiável do mundo, utilizada pelos hospitais e pelas universidades mais renomadas do planeta.
– Uma pessoa que está estudando a respeito de alergias, por exemplo, pode utilizar a plataforma de qualquer lugar para consultar as últimas evidências e atualizações sobre o assunto – comenta o diretor.
Vale destacar que as inovações da graduação de Medicina da Ulbra não se restringem somente aos alunos. O corpo docente participa frequentemente de diversos cursos e iniciativas para acompanhar as mudanças da área médica, bem como as novas necessidades das salas de aula e do mercado.
– No fim de setembro, os professores iniciaram a participação no Curso de Formação Docente ministrado por professores doutores da USP, que são especialistas em Educação Médica e em formação docente. É um dos seis cursos nota A do mundo inteiro, e se estende até fevereiro de 2024. O objetivo é atualizar os profissionais sobre a utilização das mais novas ferramentas e práticas de ensino médico – finaliza Guerra.