Aproximadamente, a população pet no Brasil é de 141,6 milhões de animais (55,1 milhões de cães e 24,7 milhões de gatos), conforme a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
A adoração e os cuidados pelos animais de estimação é evidente entre os brasileiros. O faturamento em serviços veterinários registrou R$ 5,4 bilhões no primeiro trimestre de 2022, segundo levantamento do Instituto Pet Brasil (IPB).
O segmento de serviços especializados (com registro no Conselho Federal de Medicina Veterinária), totaliza 92 mil empregos. Os destaques são as clínicas (64%), seguidas por consultórios (23%), hospitais veterinários (9%) e pet shops (4%).
Os profissionais veterinários possuem uma importância representativa na sociedade. A saúde tem a ver com bem-estar físico, mental e social e não apenas com a ausência de doença ou enfermidade e, dentro disso, se enquadra o papel dos médicos-veterinários, conforme aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para o ex-coordenador do curso de Medicina Veterinária e atual diretor do Instituto Hospitalar Veterinário da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Leandro do Monte Ribas, existem várias opções neste segmento, sendo que alguns postos de trabalho ainda podem ser desbravados, e que carecem de profissionais.
– Além das clínicas e hospitais veterinários, é possível atuar na saúde pública, na tecnologia e inspeção de produtos de origem animal, no melhoramento genético, na preservação ambiental, em pesquisas, entre outros – complementa.
Com mais de 400 profissionais formados, o curso de Medicina Veterinária da UCS completa 10 anos de existência em 2023. A graduação está entre as mais bem avaliadas do país, com nota 4 (entre 1 e 5) do Conceito Preliminar de Curso (CPC), índice do Ministério da Educação (MEC) que mensura a qualidade do ensino superior nacional.
Com corpo docente qualificado, por meio de professores com grandes experiências acadêmicas e vivências de mercado, os alunos também se desenvolvem por ligas acadêmicas. Semanalmente, com encontros presenciais, grupos de estudos são formados para se especializarem em determinados temas da veterinária.
A instituição de ensino valoriza a formação continuada. São várias possibilidades com descontos ou bolsas de estudos, sendo possível cursar, por exemplo, a Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos, o Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária e o Mestrado Profissional em Saúde Animal.
Um dos grandes diferenciais da Medicina Veterinária da UCS, onde o ensino e o serviço são indissociáveis, é a estrutura que permite uma imersão na prática dos seus alunos. O Diretor do IHVET, Leandro do Monte Ribas, detalha quatro razões para estudar neste tipo de ambiente.
1. Instituto Hospitalar Veterinário
Inaugurado em julho deste ano, o Instituto Hospitalar Veterinário da UCS (IHVET) possui uma estrutura modelo em saúde animal no Brasil. Preparado para a formação integral de profissionais da área, o IHVET contempla diversas especialidades, contando com atendimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e práticas laboratoriais voltadas aos animais, tendo enfoque em cães e gatos.
Nas suas instalações, o Instituto conta com exames de imagem, setor destinado a doenças infectocontagiosas, consultórios de atendimento clínico de cães, gatos, pets não convencionais e animais silvestres, salas de internação, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), bloco cirúrgico, laboratórios de Análise Clínica e Parasitologia, entre outros espaços. Para o início do ano que vem, um moderno equipamento de tomografia para animais de pequeno porte estará disponível para os estudantes realizarem seus aprendizados.
O IHVET ainda possui o setor de grandes animais que atende equinos, bovinos e ovinos, entre outros. Todos são atendidos em ambiente dedicado as particularidades de cada espécie. Possui duas áreas de atendimento com tronco de contenção para equinos e bovinos, além de 21 baias para alojamento durante o tratamento clínico. Os serviços incluem radiologia e ultrassonografia digital e cirurgias eletivas em equinos e ruminantes. O setor também conta com um solário - área de pastagem e de banho de sol para os animais. O bloco cirúrgico possui aparelho de anestesia inalatória e mesa cirúrgicas. O espaço foi o primeiro a ser ofertado por uma instituição de ensino superior na serra gaúcha e pode ser locado por profissionais autônomos que necessitam de espaço para procedimentos em pacientes particulares.
Para atuar de maneira mais presente no IHVET, os alunos da UCS contam com mais de 50 vagas de estágio. O espaço presta serviços para o público em geral, bem como serve de apoio a clínicas que necessitam de uma estrutura maior.
2. Laboratórios especializados
Os estudantes têm à disposição vários laboratórios para desenvolver suas habilidades. Os ambientes são de Histologia, Anatomia Veterinária, de Biofísica, de Bioquímica, de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, de Citologia, de Diagnóstico Veterinário, de Fisiologia Animal,, de Microbiología, de Microscopia, de Necropsia, de Parasitologia, de Produção Animal, de Técnica Cirúrgica e uma área rural que possui animais de produção.
Além das aulas, os estudantes podem ser monitores em uma das disciplinas, bem como estagiar nesses laboratórios.
3. Jardim Zoológico
Outro ambiente de aprendizado é o Jardim Zoológico da UCS (JAZO). São diversos animais de espécies diferentes, como répteis, aves e mamíferos. Mensalmente, várias pessoas visitam esse local que se tornou uma das principais opções de lazer de Caxias do Sul.
O zoo funciona como centro de recuperação e abrigo de animais silvestres
apreendidos em cativeiro ilegal ou encaminhados pela comunidade em geral, quando são encontrados debilitados, feridos ou órfãos.
Os alunos da UCS aprendem como atuar no manejo destes animais e podem estagiar, de forma conjunta com profissionais da veterinária e da biologia, no JAZO.
l Pretende transferir a sua graduação para a UCS? Aproveite os 50% de desconto no primeiro semestre, visite o site
4. Unidade Móvel Veterinária
Juntamente com professores e profissionais vinculados ao curso de Medicina Veterinária da UCS, os alunos realizam a castração de cães e gatos domésticos via Unidade Móvel Veterinária. Essa ação contribui para as políticas públicas de controle populacional de caninos e felinos. A iniciativa também oportuniza encontros educativos com as famílias locais, com ensinamentos que priorizam o bem-estar animal e a posse responsável.
Para a comunidade acadêmica, reproduz espaço de aprendizagem e práticas profissionais a partir da realidade local, com foco na saúde animal e na saúde pública. Nos projetos de extensão, a capacitação de recursos humanos para trabalho nas áreas social, ambiental e com foco no bem-estar animal. O foco é o bem-estar animal e a consequente redução dos riscos à saúde pública e ao meio ambiente.