Um espaço para conectar estudantes, empreendedores, pesquisadores, investidores e novos negócios. Assim nasceu e se consolidou o Hub One Feevale, ambiente que alia educação ao empreendedorismo e à inovação. Inaugurado em março de 2020, pela Universidade Feevale, no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre, o Hub One oferece tecnologia e troca de experiências em um único local.
O ambiente recebe empresas de diversas áreas, principalmente das que integram o parque tecnológico da Instituição, como tecnologia da informação e comunicação; indústria criativa; materiais e nanotecnologia; ciências da saúde e biotecnologia; e ciências ambientais e energias renováveis. A ideia de trazer uma unidade Feevale Techpark para a capital surgiu após a consolidação do Hub de Novo Hamburgo.
- Em 2018, inauguramos a nossa primeira unidade, dentro da Universidade Feevale, em um complexo de 2,5 mil metros quadrados, onde atendemos durante um ano diversas empresas, trabalhando muito networking, conteúdo empreendedor e fundos de investimento - lembra Michel Costa, diretor de Expansão da exoHub LIA, uma consultoria de gerenciamento de Hubs de Inovação parceira da Feevale.
Com o êxito do projeto no Vale do Sinos, além da unidade de Novo Hamburgo, a Feevale Techpark também está presente em Campo Bom. O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, conta que, com a universidade focada em inovação e empreendedorismo, nasceu a necessidade de ampliação do Parque Tecnológico, visando conquistar novos territórios.
- A implantação do primeiro Hub em Novo Hamburgo surgiu da ideia de criar um local criativo, empreendedor, com atração de novos talentos e novos negócios. A experiência deu tão certo que ocupamos novos espaços, e nossas empresas sentiram necessidade de respirar investimentos e de se relacionar com empreendedores de fora do Vale do Sinos - afirma o reitor.
Com a chegada do Hub em Porto Alegre, a Feevale também consolidou um campus avançado. Na capital, a instituição concentra cursos de graduação digital (EaD), pós-graduação, coworking e interação com marcas de tecnologia e serviços, além de um ambiente para estreitar as suas relações com os alunos e o mercado.
- Precisamos formar profissionais, reter talentos, ter pesquisas de profundidade e gerar produtos de alto valor agregado, conectando as pesquisas e a ciência com a realidade de mercado. E no Hub temos isso, pois a Feevale é uma universidade empreendedora e inovadora - ressalta Costa.
Estrutura do Hub One Porto Alegre
O Hub de Porto Alegre está localizado em uma área de 1,9 mil metros quadrados, na Rua Cândido Silveira, 198, em um prédio de sete andares. Ele está dividido em laboratórios de seis áreas do conhecimento: Open Inovation Lab; Strategy Lab; Edtech Lab; Fintechs Lab; Smartcities Lab e Funding Lab. Atualmente, o Hub atende mais de 30 empresas residentes e tem mais de 150 conectadas de forma digital na unidade da capital.
A estrutura oferece cerca de 150 posições para startups e empresas. No local, também é possível realizar cursos in company nos espaços para eventos e nas salas de reuniões. As empresas também podem utilizar cabines telefônicas, restaurante e café, que operam dentro do prédio. Segundo Manuela Bruxel, coordenadora da Feevale TeckPark, o Hub, em Porto Alegre, está aliado a ecossistemas de inovação:
- O propósito dele é conectar pessoas, startups e empresas, oferecendo espaços e ferramentas de acompanhamento e monitoramento, além de cursos de formação e qualificação pela Universidade Feevale – afirma Manuela.
Confira o vídeo completo sobre o espaço: