As novas gerações têm se caracterizado por sua inquietude. Jovens que buscam outras formas de pensar e agir. A Geração Z – composta por jovens nascidos a partir do ano 2000 –, por exemplo, praticamente nasceu conectada, tendo a tecnologia sempre a seu alcance. Toda essa naturalidade frente às inovações reflete nas suas relações não apenas com amigos e família, mas também com professores e sua própria educação.
Diante dessas tendências, as escolas e universidades tiveram que se adaptar no processo de ensino-aprendizagem e o próprio espaço físico das instituições evoluiu, tornando-se mais receptivo e aberto a novas ideias. Além disso, a transmissão de conteúdos formais deixou de ser o único aspecto a ser desenvolvido em sala de aula e a relação unilateral entre alunos e professores também já faz parte do passado. Um bom exemplo é o campus Iguatemi da UniRitter, com salas de aulas que impulsionam a prática e o networking, requisitos importantes para a formação atual.
Para a universidade, a inquietude deve ser muito mais do que um sentimento, deve ser atitude para confrontar a realidade e transformar, modificar, cocriar e empoderar. Cada sala tem particularidades que valorizam o aluno e criam um ambiente produtivo para que os professores possam desenvolver seus trabalhos, despertando o potencial criativo do estudante. Laboratórios modernos e com alta tecnologia também já são uma premissa em todos os campi. O reitor da UniRitter, Germano Schwartz destaca o impacto da infraestrutura para o futuro formando.
– O mercado de trabalho exige profissionais prontos e capazes de fazer a diferença. É responsabilidade da academia proporcionar esse tipo de experiência. É um processo que alia o conhecimento teórico ao prático e que prepara melhor o estudante para os desafios do mundo contemporâneo –, elabora.
Interativas, multidisciplinares e multidimensionais são as palavras que guiam essa nova mentalidade. Os cursos têm como objetivo principal estimular a mente e instigar o conhecimento.
– O aluno não se torna apenas um espectador dentro da sala de aula. Propomos atividades que incentivem o pensamento crítico e o autogerenciamento dentro da academia. Acreditamos que essa é a melhor maneira de formar o profissional do futuro – complementa Schwartz.
Para além da sala de aula, todo um ambiente
Um videogame, sofás, balanços, quadros brancos e computadores. Esses são alguns dos objetos que fazem parte do laboratório livre do campus Iguatemi, para estimular a liberdade de reflexão, entrosamento e criatividade dos estudantes. Os alunos se sentem em casa e assim conseguem produzir com mais entusiasmo.
O local, inaugurado em março, é uma iniciativa pioneira da instituição no estado. O espaço se conecta ao shopping através de um conjunto de três elevadores. Assim, apesar de estar em um espaço privativo, o estudante conta com toda a conveniência do shopping, desde a praça de alimentação até os serviços bancários. O projeto ainda conta com um Hub de Inovação e terá mais 22 salas de aula e um escritório de internacionalidade na torre Iguatemi Business a partir de junho.
Cursos têm avaliação máxima pelo MEC
Atualmente, os cursos da UniRitter são reconhecidos ou autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 4 ou 5. É o caso do curso de Odontologia, avaliado com nota máxima no Campus Zona Sul, em processo de autorização para início das atividades no segundo semestre. O processo de ensino e aprendizagem, além do respaldo avaliativo é sustentado pela metodologia ativa, explorando a prática do estudante, o autoconhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico acerca dos temas estudados.
Vestibular está com inscrições abertas
Os futuros alunos podem ingressar nos mais de 40 cursos da instituição através do vestibular, que ocorre no dia 26 de maio. As inscrições são realizadas através do site www.uniritter.edu.br/vestibular. Também é possível ingressar utilizando a nota do Enem, basta levar o comprovante até a universidade. Quem solicitar uma transferência ou ingresso de diplomado (estudante que já tem uma graduação e deseja iniciar um novo curso) pode obter o ingresso sem a necessidade de fazer uma prova e ainda começar as aulas em agosto de 2018.