Com cada vez mais exigências no mercado profissional, os líderes enfrentam diariamente desafios para lidar com seus colaboradores, compreender suas necessidades e conciliá-las aos objetivos organizacionais. É um exercício constante de análise e busca de soluções alinhadas aos objetivos da empresa e ao incentivo do trabalho da equipe.
Uma pesquisa realizada no PDEC – Programa de Desenvolvimento de Executivos – Série Comportamental, do CENEX, de Porto Alegre, revelou as dificuldades - aquelas atitudes com as menores médias de heteropercepção - vivenciadas atualmente pelos líderes. Confira quais são as cinco maiores deficiências dos executivos segundo seus próprios colegas de trabalho:
1. Solucionar conflitos:
Um líder precisa agir de forma imparcial e construtiva na resolução de impasses surgidos entre os participantes de um grupo ou time. Um ambiente de trabalho tóxico pode influenciar ou interromper a ascensão de um líder, de uma equipe ou de toda uma organização.
2. Fornecer feedback:
Para ser efetivo, o feedback precisa ser assertivo, porém, a assertividade é uma habilidade social complexa. Pense! Um líder necessita passar informações às outras pessoas a respeito das suas ações de maneira clara, objetiva e sem julgamentos, de forma a auxiliá-las na busca dos resultados pretendidos. É preciso ter a capacidade de expressar seu pensamento e suas emoções sem violar os direitos de seu colaborador.
3. Promover o desenvolvimento:
Negócios de sucesso dependem do êxito individual e coletivo de seus colaboradores, sendo esse resultado uma forma concreta do retorno sobre o investimento que é feito em uma contratação. O líder deve estimular as pessoas a adquirirem novos conhecimentos, comportamentos e atitudes para que obtenham melhores resultados pessoais e profissionais.
4. Ser flexível:
Ao ter abertura para conhecer pontos de vista diferentes e disposição para abrir mão de convicções diante de argumentos consistentes, o líder garante à empresa inovação. A flexibilidade é uma característica de profissionais com um grande senso de autoconhecimento, empatia e visão estratégica.
5. Promover reflexões:
Ao promover reflexões de seus colaboradores, novas ideias são testadas na empresa e podem ser implementadas. Isso estimula as pessoas com questões que incentivem sua curiosidade e criatividade, fazendo com que busquem saber mais sobre situações não percebidas ou inexploradas.
O objetivo do PDEC é criar as condições ideais para que os participantes desenvolvam as atitudes de liderança que compõem as principais competências exigidas pelas maiores empresas brasileiras.