O “Enem dos Concursos”, como tem sido chamado o Concurso Nacional Unificado, vai selecionar candidatos para ocupar 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais. As provas, divididas em oito blocos temáticos, serão aplicadas simultaneamente no dia 5 de maio em 220 cidades de todo o Brasil.
Estudar para esse tipo de concurso público não precisa ser uma tarefa desafiadora e exigente, especialmente porque as provas costumam abranger grande quantidade de conteúdo. Com as estratégias e técnicas de estudo corretas, é possível se preparar de forma eficiente e aumentar suas chances de sucesso.
Veja dicas de professores:
- Faça provas recentes da mesma banca, para conhecer o estilo de questões e assuntos preferidos.
- Seja qual for o concurso, em primeiro lugar, pegue os editais anteriores e trabalhe de acordo com eles, nem mais, nem menos.
- Muito importante é não se bitolar, como fazem em alguns cursos, dizendo que você deve largar tudo para estudar. O necessário é ter disciplina, pois descanso também é treino.
- Quando sentir que não está concentrado o suficiente, pare e descanse; não perca o seu tempo.
- Se estiver muito cansado, reserve um tempo para o lazer; mas não desista de estudar.
- Procure relaxar no dia anterior à prova.
- Antes de sair de casa para fazer a prova, olhe bem o endereço, separe o material pedido no edital e saia com antecedência para não correr o risco de chegar atrasado.
- Fique atento aos enunciados. Muitas vezes, as questões trazem verbos com a regência cobrada em outra pergunta. Por exemplo: “Assinale a sentença que OBEDEÇA À norma culta”. Caso apareça uma questão sobre a regência do verbo OBEDECER, a resposta estaria ali mesmo.
- Saiba dividir o tempo da prova que, em geral, é mais ou menos de três minutos por questão. Quando não souber ou estiver em dúvida, passe para a seguinte, não perca tempo.
- Se não tiver um bom resultado na prova, mantenha a calma e veja o que errou; se foi por falta de atenção, nervosismo, porque não sabia… Use isso como experiência para a próxima prova.
- E, por fim, não desista, se tiver foco e persistência você conseguirá a vaga que tanto deseja.
Professores que contribuíram com as dicas:
- Adriano Paciello, professor de gramática e de redação.
- Alexandre Daumerie, professor de Letras.
- Édson Correa, professor e doutor em Língua Portuguesa.
- Marcelo de Jesus Cortez, advogado e professor – com experiência docente há mais de 10 anos para concursos públicos.
- Michelle Mendes, professora de Literatura e produção textual.
- Sérgio Casimiro, professor de Língua Portuguesa e Redação e mestre em Estudos Linguísticos pela Unesp.