Foi anunciado em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (29) o número total de órgãos governamentais adeptos ao Concurso Nacional Unificado, novo formato de concurso público que promete agilizar a contratação de novos servidores. Serão ofertadas 6.590 vagas, divididas entre 20 ministérios, agências e entidades do governo federal. O comunicado foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Anunciado no final do mês de agosto, o Concurso Nacional Unificado pretende promover uma prova única aplicada no mesmo dia em 179 cidades brasileiras, seguindo os moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A grande novidade do programa é a permissão para que os candidatos concorram, a partir de uma mesma prova, a várias vagas abertas em órgãos públicos federais. Para isso, no entanto, a área de atuação deve ser a mesma.
Segundo o Ministério de Gestão e Inovação, o objetivo é promover oportunidades iguais de acesso aos cargos públicos efetivos, padronizar os procedimentos de aplicação das provas e aperfeiçoar os métodos de seleção e contratação de servidores públicos.
Os órgãos e entidades interessadas tinham até esta sexta-feira para sinalizar o interesse em participar da iniciativa. A publicação do edital do Concurso Nacional Unificado deve ocorrer até o dia 20 de dezembro.