Com o encerramento das férias de julho, cerca de 1,2 milhão de alunos retornam aos bancos escolares a partir desta segunda-feira (31) somente na rede estadual e nos colégios particulares do Rio Grande do Sul.
Na rede pública, as 2.349 escolas estão prontas para receber 765 mil estudantes. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, estão previstas atividades lúdicas e de acolhimento para receber os alunos.
Alguns estabelecimentos receberam melhorias, como reforma na instalação elétrica, pintura de fachadas e coberturas nas quadras esportivas. Escolas atingidas pelo ciclone extratropical que assolou o Estado em junho ganharam computadores e mobiliário novo.
Na rede particular, a volta às aulas movimenta 426.128 estudantes. Esse contingente representa somente os educandos das escolas vinculadas ao Sindicato do Ensino Privado do Estado.
Na rede municipal de Porto Alegre, o retorno será em etapas. Neste segunda-feira, voltam às aulas os alunos do ensino fundamental e do EJA (educação de jovens e adultos). No dia seguinte, terça-feira (1º), retorna a educação infantil. O município tem apenas uma escola de ensino médio, a Liberato Salzano, no bairro Sarandi. No total, são mais de 40 mil educandos na rede municipal.
Em função da circulação maior no entorno das escolas, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) planejou uma operação especial para toda a semana. De segunda a sexta-feira, os agentes irão organizar a travessia de pedestres, embarque e desembarque de passageiros e o estacionamento de veículos e kombis escolares.