Somente entre 20% e 30% do candidatos que buscam um vaga de emprego pelo Sine Municipal de Porto Alegre conseguem ser contratados. A taxa se mantém há, ao menos, três anos, período acompanhado pela atual gerência.
A quantidade de pessoas que vai diariamente até o prédio da esquina das avenidas Sepúlveda e Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre, varia e tende a ser maior nas segundas-feiras, quando se inicia a semana e as novas oportunidades são anunciadas. Entretanto, o público que busca se colocar no mercado de trabalho fica entre 150 e 200 candidatos, por dia, em média.
De acordo com o gerente do Sine Municipal, Rodrigo Reis, a principal dificuldade encontrada pelos candidatos ainda é a escolaridade. Nesta semana, são 1.314 vagas disponibilizadas por meio da agência. Entretanto, a maioria delas exige ensino médio completo, o que não é a realidade de grande parte das pessoas que estão desempregadas na Capital e na Região Metropolitana, conforme Reis.
— Nós temos muitos jovens que abandonaram os seus estudos, infelizmente, por vários motivos, por terem que trabalhar, por terem que ajudar em casa. E também temos muitos idosos (sem escolaridade) porque, alguns anos atrás, não era exigida tanta escolaridade. Hoje é exigido bastante. — comenta.
O Sine Municipal tenta convencer as empresas a contratarem empresas que não tenham a escolaridade exigida, mas que, por outro lado, possuam larga experiência na área de trabalho. Entretanto, a recomendação é que as pessoas busquem a complementação do ensino.
— Os nossos agentes sempre fazem essa orientação para quem busca emprego no Sine Municipal. Hoje em dia existem alguns caminhos que podem ser procurados, como o EJA, por exemplo. E é claro que também não desmotivamos as pessoas a continuarem buscando emprego enquanto estudam. A ideia é sempre tentar algo melhor, não só uma vaga de emprego, mas uma remuneração melhor — acrescenta o gerente.
Vagas da semana
O Sine Municipal de Porto Alegre tem 1.314 oportunidades abertas nesta semana, das quais 168 são exclusivas para pessoas com deficiência. Os cargos com mais vagas são vigilante, com 130, azulejista, com 65, consultor de vendas, com 64, carpinteiro, com 51, eletricista, com 43 e operador de telemarketing ativo, com 41.
Interessados devem retirar a carta de encaminhamento no Sine Municipal de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.