O governador Eduardo Leite anunciou, nesta sexta-feira (14), que o Rio Grande do Sul terá 400 novos policiais civis. A postagem foi feita em uma rede social, no final da noite.
Segundo ele, serão chamados 200 escrivães e 200 inspetores. Os futuros servidores darão início ao curso de formação em 11 de agosto.
Conforme a Polícia Civil, os candidatos chamados foram aprovados em concurso público realizado em 2018. Após a conclusão da passagem na Academia de Polícia, é que serão abertas as opções de cidade para lotação dos policiais.
Em reportagem publicada por GZH em julho do ano passado, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que todas as vagas ofertadas pelo concurso de 2018 já haviam sido preenchidas. Ainda de acordo com o governo gaúcho, os chamamentos que viessem a ocorrer posteriormente — como esse informado por Eduardo Leite — nomeariam os chamados “candidatos excedentes”, utilizados de acordo com a necessidade da corporação.
Há cerca de um ano, o déficit de policiais civis, segundo a SSP, era de 4.287 servidores, isto é, 48% a menos do que o previsto pela legislação. Na época, havia 5.422 profissionais no quadro da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.