A escola Infante Dom Henrique, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, está com aulas em turno reduzido após o furto de cabos elétricos. Segundo a direção da instituição, o crime ocorreu na madrugada de sexta-feira (19). A caixa de luz também foi destruída na ação, o que deixa os corredores e salas às escuras.
Desde então, os 310 estudantes da escola estão com turno reduzido. Na parte da manhã, as aulas ocorrem entre 8h30 e 11h45, e, no turno da tarde, das 13h20 às 16h35. Os horários, conforme a diretora Christiane Gomes, foram escolhidos para aproveitar o maior tempo de luminosidade do dia.
— O máximo que conseguimos atender é esse horário, por causa da luz. A partir das 17h já fica muito escuro — explica a diretora.
Nesta segunda-feira (22), engenheiros da 1º Coordenadoria Regional de Obras Públicas estiveram na escola realizando vistoria. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a verba para substituição dos materiais será repassada por meio de suplementação dos recursos da autonomia financeira das escolas, diretamente na conta da equipe diretiva.
A Seduc informou que os alunos seguirão tendo aulas presenciais em turno reduzido até a normalização da energia elétrica, algo que ainda não tem previsão para acontecer.