O mecanismo que revisou reprovações na rede estadual em 2022, chamado Estudos de Recuperação das Aprendizagens, teve seus dados finais divulgados pela Secretaria de Educação (Seduc). O projeto teve a participação de 107.475 estudantes, dos quais 51.309 foram aprovados, o que corresponde a 48% dos alunos.
A medida foi divulgada pelo governo do Estado em janeiro como tendo o intuito de reduzir os impactos da pandemia na educação, bem como recuperar alunos que estavam infrequentes. A avaliação foi aplicada pela Seduc entre 8 e 17 de fevereiro.
Participaram da ação alunos que apresentaram resultado inferior à média 5 ou que tinham frequência menor que 75% no ano de 2022. Durante o mês de dezembro, os estudantes que não foram aprovados receberam seu Plano de Estudos de Recuperação personalizado, com a indicação das aprendizagens que precisavam ser recuperadas para a continuidade da vida escolar e avanço de ano/série.
A secretária da Educação, Raquel Teixeira, ressalta a importância da realização dos Estudos de Recuperação para contribuir na reversão dos elevados índices de reprovação no Estado.
— É preciso combater a evasão escolar a partir da recuperação das aprendizagens e da garantia de oportunidades para os alunos. A reprovação da rede estadual do Rio Grande do Sul é muito maior do que a média do Brasil e nós temos que refletir sobre este processo. A diferença de idade entre alunos do mesmo ano causa um impacto negativo no nível de aprendizagem. Portanto, é preciso rever esta política e tornar a escola mais atrativa para instigar o interesse dos estudantes — destaca.
Número de aprovados em cada nível:
- 43.200 alunos do Ensino Fundamental, 20.260 aprovados (47%)
- 50.882 alunos do Ensino Médio, 24.688 aprovados (49%)
- 8.472 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), 3.987 aprovados (47%)
- 4.921 alunos da Educação Profissional, 2.374 aprovados (48%)