O período para solicitar vagas em creches de Porto Alegre já está aberto. A partir desta segunda-feira (23), as famílias devem manifestar o interesse em matricular as crianças de zero a cinco anos na Educação Infantil. A solicitação é feita por formulário online no site da prefeitura, clicando neste link. É preciso acessar o menu Carta de Serviços e, depois, a opção Educação Infantil.
De acordo com a prefeitura, a solicitação não garante matrícula. A efetivação da vaga se dá conforme a disponibilidade nas escolas da região onde a criança reside. O formulário ficará aberto até a primeira quinzena de fevereiro. Já o período para pedir transferência de creche, isto é, para aquelas crianças que já possuem vagas garantidas, será aberto em 8 de fevereiro.
São 6.390 crianças na fila de espera por uma creche na Capital. O número é 10,5% maior do que o registrado em janeiro de 2022.
Embora não tenha uma análise oficial sobre o tema, a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed) acredita que um dos motivos para a crescente falta de vagas é a redução da renda nas famílias devido à pandemia, que aumentou a procura pelas instituições públicas.
Questionada pela reportagem sobre as medidas tomadas para solucionar o problema, a Smed informou que, nos anos de 2021 e 2022, ampliou em 3.083 a oferta de vagas, e que existe uma lei já aprovada para autorizar a aquisição de postos em escolas particulares. A gestão municipal também pretende concluir obras de creches que estavam paradas na última década e redirecionar os espaços públicos escolares. Porto Alegre tem, no momento, a capacidade de atender até 28.128 crianças na Educação Infantil.