Frases e símbolos de teor nazista e racista foram encontrados na manhã desta sexta-feira (13) na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em Rio Grande, no sul do Estado. As palavras foram pintadas com caneta na parede do banheiro masculino do pavilhão 6, que abriga aulas do curso de Direito.
São duas frases de apologia ao nazismo, uma de cunho racista e dois desenhos de suástica. Em nota, a Furg repudiou os atos e informou que tomou providências administrativas de apuração e também de responsabilização criminal. A nota também foi publicada nas redes sociais da universidade.
Veja a nota na íntegra:
"A Universidade Federal do Rio Grande vem a público manifestar-se acerca da denúncia relacionada ao ato criminoso, racista e de cunho nazista identificado em um dos banheiros do Campus Carreiros. A instituição repudia veementemente o ocorrido e informa que todas as providências administrativas de apuração assim como de responsabilização criminal já estão sendo tomadas. A FURG, uma universidade pública, plural, diversa, inclusiva, não se calará ou compactuará com atos abjetos, intoleráveis e criminosos."