O último Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado no começo de novembro, aponta a graduação em Pedagogia como o curso mais procurado por estudantes brasileiros em Educação a Distância (EAD). Com base em dados coletados em 2021, foram cerca de 570 mil novas matrículas de estudantes interessados nos processos de ensino e aprendizagem em cursos oferecidos no formato remoto.
Nesta edição, o Censo registrou 2.574 instituições de Ensino Superior, sendo 87,68% privadas e 12,2% públicas, e apresentou algumas informações históricas para a educação a distância no Brasil. O aumento das matrículas em cursos EAD mostra a consolidação da modalidade. Só na rede privada, 70,5% dos ingressantes em cursos de graduação optaram pela modalidade remota. Apesar de ser uma realidade no Ensino Superior do Brasil desde 1999, a Educação a Distância teve crescimento na última década. Para se ter uma ideia, no Censo de 2020, realizado após os primeiros meses da pandemia, pela primeira vez as graduações a distância receberam mais alunos novos do que os cursos presenciais, informação que se repetiu no ano passado.
O último levantamento também destacou um crescimento da procura por cursos de licenciatura a distância. Cerca de 77% dos estudantes que iniciaram uma formação como licenciado em 2021 optaram pelo formato. Isso mostra que grande parte dos futuros professores da educação básica do país serão provenientes de uma formação a distância, dado até então inédito.
O coordenador do programa de Educação a Distância da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Luís Paulo Munhoz, acredita que há um interesse pela profissão de professor entre os alunos que optam pela Educação a Distância.
— Há áreas de trabalho mais amplas, como a tecnologia, e também cursos de valores mais acessíveis. Porém, percebemos que o aluno escolhe a pedagogia por ter interesse na carreira docente — observa Munhoz, que destaca o aumento da presença de pedagogos na área corporativa.
Nas rodas de conversas organizadas na UCS, segundo ele, é possível conhecer o perfil do aluno que procura a EAD da instituição. Entre os matriculados em Pedagogia, inclusive, é comum encontrar pessoas com formação em outras áreas que buscam uma atualização de conhecimentos e novas possibilidades para o desenvolvimento profissional.
— Também é interessante ver que esses professores formados na EAD ganham condições de atuar nesta modalidade de uma forma mais aprimorada — conclui.
Campeões de matrículas
Confira os cursos EAD com mais alunos brasileiros em 2021:
Instituições de Ensino Superior privadas
- 1º Pedagogia - 557,2 mil matrículas
- 2º Administração - 341,1 mil matrículas
- 3º Ciências Contábeis - 193,1 mil matrículas
- 4º Gestão de Pessoas - 170,4 mil
- 5º Educação Física - 146,4 mil
Instituições de Ensino Superior públicas
- 1º Pedagogia - 12,8 mil matrículas
- 2º Licenciatura em Matemática - 8,5 mil matrículas
- 3º Licenciatura em Letras Português - 7,3 mil matrículas
- 4º Administração - 6,7 mil matrículas
- 5º Administração Pública - 6,6 mil matrículas