Uma rotina que costuma envolver aquela correria de pesquisa na biblioteca, aulas de diferentes disciplinas, planejamento de estudos, apresentação de trabalhos e preparação para provas. Os movimentados corredores das escolas e universidades ainda são o cotidiano de muitos estudantes, mas a Educação a Distância (EAD) permitiu que todos esses afazeres pudessem ser realizados dentro de casa. Mas como funcionam os processos avaliativos nesta modalidade?
Cada instituição tem suas particularidades, mas algumas regras delimitadas pelo Ministério da Educação (MEC) valem para a grande maioria dos cursos. De acordo com a pró-reitora de Ensino da Universidade Feevale, Angelita Renck Gerhardt, a pandemia modificou algumas dessas orientações.
— As avaliações podem ser a distância e presenciais. Até o ano passado, as instituições deveriam realizar ao menos uma prova presencial por período letivo, mas, durante a pandemia, o MEC alterou essa regra. Hoje todas as provas podem ser a distância — explica Angelita.
Quanto aos trabalhos apresentados nas disciplinas, a pró-reitora explica que isso é definido a partir da proposta pedagógica de cada curso, podendo flexibilizar de acordo com a situação a exigência de trabalhos presenciais ou a distância. Nas licenciaturas, por exemplo, é necessário que o aluno realize práticas e estágios de forma presencial. Para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), a diretriz nacional é a mesma para a modalidade presencial ou a distância: se o curso prevê TCC, a regra vale para ambas modalidades.
Na EAD, há orientações e apresentações online. Mesmo que o ensino a distância seja realidade há algumas décadas no Brasil, ainda existem dúvidas quanto ao acompanhamento da evolução dos alunos. Porém, há uma preocupação unânime entre as instituições para o bem-estar do estudante e o desenvolvimento de novas habilidades.
— A instituição acompanha individualmente a evolução dos estudantes durante seu percurso formativo a partir da tutoria e da coordenação de curso, encaminhando-o, quando necessário, ao plantão com o professor ou aos serviços de apoio, como psicopedagogia e psicologia — explica Angelita.
Além do acompanhamento dos alunos ao longo dos semestres, algumas instituições já estipulam desde o início do curso o momento de suas atividades presenciais. No caso da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), o processo avaliativo é realizado em duas etapas, uma virtual e outra que ocorre nos polos credenciados pela instituição.
— As únicas atividades presenciais são as provas finais de cada disciplina, realizadas no polo de referência de cada aluno, que corresponde a 60% da nota final. Os 40% restantes são compostos por atividades realizadas por meio das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem. Nas avaliações virtuais, os estudantes realizam tanto atividades individuais quanto de interação com outros colegas, resolvendo desafios e situações-problema propostos pelos professores no processo de mediação da aprendizagem — orienta a coordenadora acadêmica da EAD da Ulbra, Simone Soares Echeveste.
A professora relembra que, mesmo se tratando de atividades mediadas pela tecnologia, há uma preocupação de tutores e coordenadores para que as avaliações apresentem metodologias ativas e que fomentem o protagonismo do aluno.
— Por se tratar de um processo avaliativo crescente e acumulativo, o aluno consegue, ao final, observar suas transformações durante sua trajetória na disciplina, resultando em uma grande satisfação frente aos resultados obtidos — avalia Simone.
Como funciona no ensino técnico
Nos cursos técnicos, a proposta também segue o ritmo de avaliar o aluno de forma contínua e acompanhá-lo de perto, mesmo que o formato remoto possa parecer algo distante. Para a coordenadora pedagógica dos cursos Técnicos EAD do Senac-RS, Eloisa Marques Cardoso Varela, o modelo de avaliação é pautado no desenvolvimento de competências.
— Entendemos "competência" como uma ação ou fazer o profissional observável, potencialmente criativo, que articula conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, permitindo desenvolvimento contínuo. O objeto da avaliação está centrado na formação para o mercado de trabalho e alinhado ao perfil profissional de conclusão de cada curso — sustenta Eloisa.
Dentro da metodologia dos cursos oferecidos pelo Senac-RS, as avaliações são realizadas por meio de indicadores, que são “fazeres” do mundo do trabalho e, por meio deles, é possível identificar o desenvolvimento de competências que são pedidas nos perfis profissionais de conclusão de curso. Eloisa reforça que os professores possuem um papel central nesse processo, pois são responsáveis por todo o planejamento, a mediação e a avaliação das situações de aprendizagem significativas, que contribuem para que se possam atingir os objetivos educacionais propostos nos cursos técnicos.
— Além disso, há muito reconhecimento por parte dos estudantes sobre a importância das atividades e a interação dos docentes via ambiente virtual de aprendizagem, o que contribui para o protagonismo do aluno, sendo ele o sujeito do seu processo educativo — conclui
Metodologias para mensuração
Confira abaixo quatro maneiras de avaliar alunos na modalidade:
1 - Prova dissertativa
Parece complexo, mas é um modo de avaliação presente no formato remoto. Para um resultado mais efetivo, na maioria dos casos é estipulada uma data-limite para a realização da prova nas plataformas utilizadas pelas instituições.
2 - Prova objetiva
As provas objetivas são mais simples de serem realizadas e também é comum que tenham um prazo para a sua realização dentro das plataformas de cada curso ou universidade. Algumas, inclusive, estipulam um tempo mínimo para o preenchimento das questões.
3 - Seminários
Os seminários realizados durante as aulas síncronas (em formato remoto, porém ao vivo) geram discussões sobre os temas abordados nas disciplinas e são uma das formas de avaliação mais utilizadas na EAD. Em alguns casos, o aluno é provocado a buscar textos sobre uma temática em diferentes veículos, agregando informações para além das trazidas pelos professores. Também podem ser realizados seminários de um texto específico ou mesmo de um autor que se encaixe na proposta.
4 - Sala de aula invertida
Uma das chamadas metodologias ativas mais utilizadas no ensino a distância, a sala de aula invertida promove o protagonismo do aluno e permite uma avaliação abrangente de suas capacidades de aprendizado. A ideia é que os estudantes aprendam sobre um conteúdo previamente e o apresentem para a turma. Cabe ao professor esclarecer algumas dúvidas que podem surgir durante o processo de pesquisa.