A Secretaria da Educação (Seduc) apresentou, na tarde desta quinta-feira (6), por meio de reunião virtual, os resultados da Pesquisa de Interesse do Ensino Médio Gaúcho, que envolveu 73 mil estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da rede estadual. No levantamento, realizado entre os dias 12 e 27 de setembro, os participantes indicaram oito de 24 trilhas de aprofundamento compatíveis com os seus interesses, perfil e projeto de vida. A partir desta pesquisa, as escolas terão o mapeamento que servirá de subsídio para a definição das trilhas de aprofundamento a serem ofertadas a partir de 2023.
Quase 70% das escolas estaduais que têm primeiro ano do ensino médio responderam a pesquisa de opinião. A trilha mais selecionada entre os estudantes foi Sustentabilidade e Qualidade de vida, com 36.875 votos. Em segundo lugar ficou com Expressão Corporal, Saúde e Bem-Estar, com 35.138 votos. Na terceira colocação ficou Empreender, Comunicar e Transformar, com 35.072 votos.
Entre as melhores ranqueadas, o primeiro lugar ficou com Vida, Cidadania e Relações Interpessoais, com 6.038 votos. O segundo com Sustentabilidade e Qualidade de Vida foi a segunda colocada (5.161 votos) e o terceiro com Empreendedorismo e Ações Sustentáveis, com 5.022. As trilhas mais selecionadas são as que receberam maior quantidade de seleção, independente da ordem de preferência. As melhores ranqueadas são aquelas que receberam maior quantidade de seleção na primeira ordem de preferência.
— Estamos vivendo um momento histórico na educação gaúcha porque estamos implementando e vivendo a maior reforma educacional feita na educação brasileira. É uma mudança profunda — afirmou a secretária de Educação, Raquel Teixeira, na abertura da reunião virtual.
Segundo a Seduc, as trilhas compõem os itinerários formativos, ou a parte diversificada do currículo escolar, e permitem ao estudante optar pelas áreas de conhecimento e temáticas nas quais gostaria de se especializar. Ainda conforme a Seduc, dessa forma, se busca fortalecer a educação integral, com o desenvolvimento de todas as dimensões humanas – cognitiva, física, emocional, social, cultural e relações interpessoais.
Cada escola receberá um relatório próprio e deverá escolher ainda em outubro duas trilhas, priorizando as suas melhores ranqueadas, a partir da pesquisa e da realidade local. Se não conseguir com estas, parte para o gráfico das melhores selecionadas. As escolas que tiveram 0% de respostas nas pesquisas, deverão se basear no ranking municipal. Se a escola for a única do município e não teve respostas, usará o ranking da Coordenadoria Regional de Educação.
Além das 24 de trilhas de aprofundamento disponíveis para escolha, os estudantes das escolas-piloto do itinerário técnico e profissional tiveram mais quatro opções de trilhas dentro dos eixos: gestão e negócios, ciências agrárias, tecnologias da informação (TICs) e controle e processos industriais.
— A gente nota uma juventude extremamente preocupada com a questão social, com a sustentabilidade e desejosos de serem construtores de seu próprio futuro. Fiquei muito feliz quando vi a preocupação com o bem-estar, com saúde, com a cidadania, a vida em sociedade, a contribuição como pessoa e como trabalhar as relações interpessoais. Isso mostra um grupo de estudantes empático e consciente das demandas do mundo moderno — ressaltou a secretária durante a reunião.
Regulamentado pela Lei número 13.415 de 2017 e pelo Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio – RCGEM, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Médio gaúcho é caracterizado pela ampliação da carga horária, que passará para 3.000 mil horas ao longo dos três anos, e pela flexibilização do currículo, que pretende torná-lo mais atrativo e com autonomia de escolha aos estudantes.