Alunos da rede estadual participarão nesta quarta-feira (21) de uma pesquisa que determinará quais os assuntos mais interessam para a inclusão no novo currículo do Ensino Médio. Ao todo, os estudantes poderão escolher oito das 24 opções — chamadas de trilhas — disponíveis.
Nesta etapa, o aluno do Ensino Médio apto a participar do processo não irá escolher a disciplina que quer cursar, apenas apontar as trilhas que mais lhe interessam. Elas fazem partem de itinerários formativos compostos por quatro temáticas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
A participação dos alunos na pesquisa será por meio de um formulário online disponível no site do Ensino Médio Gaúcho. No entanto, é preciso ter um cadastro na rede @educar. Para facilitar o processo, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) disponibilizará computadores para os estudantes.
Entre os dias 29 de agosto a 16 de setembro, os alunos do Ensino Médio participaram da Feira das Trilhas, onde foram apresentadas as 24 opções.
Conforme a Seduc, a partir dos dados apurados será disponibilizado para a rede um ranking por escola, identificando, em ordem de maior interesse, as trilhas mais votadas pelos estudantes entre as possibilidades disponíveis no mapa dos itinerários formativos.
A pesquisa de interesse irá mapear e subsidiar a escolha para a oferta de trilhas em cada escola. A expectativa da secretaria é que o novo currículo já esteja nas salas de aula em 2023, com as atividades realizadas pelos professores da rede estadual.
Segundo a pasta, não serão feitas contratações, pois os docentes da rede estão aptos e serão responsáveis por lecionar os novos componentes de acordo com seu perfil e sua área de formação.
Ensino Médio Gaúcho
A reforma no Ensino Médio tem origem na Lei 13.415/2017, que previa que os Estados fariam as adaptações para o novo modelo em 2019 e o implementariam em 2020. Com a troca de governos estaduais em 2019 e o início da pandemia no ano seguinte, a reforma ficou suspensa ou atrasou na maioria dos locais.
No Rio Grande do Sul, o novo Ensino Médio é caracterizado pela ampliação da carga horária – que passa para 3 mil horas-aula do Ensino Médio (mil em cada um dos três anos) — e pela flexibilização do currículo, o que o tornará mais atrativo e trará mais autonomia de escolha aos estudantes.
No primeiro ano de novo formato, são 1,8 mil horas de Formação Geral Básica, que é obrigatória para todos os estudantes e é referente aos componentes tradicionais, como Língua Portuguesa, Matemática, Literatura e Física, e 1,2 mil horas de Itinerários Formativos.
No entanto, a Seduc confirma que, conforme as etapas vão passando, a distribuição da carga horária deve mudar. Enquanto no primeiro ano a formação geral básica compõe 80% do currículo e os itinerários formativos apenas 20%, o percentual cai para 60% e 40%, respectivamente, no segundo ano, e para 40% e 60%, respectivamente, no terceiro ano.
As 24 trilhas disponíveis para escolha dos alunos
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
- Vida, Cidadania e Relações Interpessoais
- Cidadania, Comunicação e Relações Interpessoais
- Sociedade, Cidadania e Pensamento Lógico-Matemático
- Empreendedorismo e Ações Sustentáveis
- Empreender, Comunicar e Transformar
- Empreendedorismo, Justiça Social e Inovação
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Sustentabilidade e Qualidade de Vida
- Sustentabilidade e Cultura
- Sustentabilidade e Aplicações Quantitativas
- Saúde, Cultura e Inclusão Social
- Saúde, Corporeidade e Expressão Artística
- Saúde e Estudos Quantitativos Aplicados
Linguagens e suas Tecnologias
- Expressão Corporal e Cidadania
- Expressão Corporal, Saúde e Bem-Estar
- Expressão Corporal: Medidas e Grandezas
- Expressões Culturais, Protagonismo e Cidadania
- Expressões Culturais e Protagonismo no Planeta
- Expressões Culturais, Protagonismo e Simetria
Matemática e suas Tecnologias
- Educação Financeira e Linguagens Aplicadas
- Educação Financeira e Desenvolvimento Sustentável
- Educação Financeira e Relações Sociais
- Tecnologia, Pesquisa e Comunicação
- Tecnologia, Pesquisa e Sustentabilidade
- Tecnologia, Pesquisa e Relações Sociais