A Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Professora Adolfina Diefenthäler, de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, está entre as três finalistas de uma das cinco categorias do World’s Best School Prizes. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (22).
A premiação é uma das mais importantes no mundo da educação e busca identificar, reconhecer e celebrar práticas inovadoras e que tenham impacto na vida de estudantes e da comunidade. Em junho deste ano, a escola havia sido incluída entre as 10 melhores na categoria Colaboração da Comunidade.
Agora, a Professora Adolfina disputará o primeiro lugar com instituições de ensino da Índia e Escócia. Uma das etapas para vencer o prêmio é a votação online, que estará aberta ao público até o dia 2 de outubro. Os resultados servirão como base para os avaliadores escolherem os ganhadores.
— Estar entre as três melhores do mundo mostra a qualidade da escola pública, que a educação pública é coisa séria, de qualidade, ainda mais em uma época em que os professores não são valorizados — comenta Andrea Zimmer, diretora da escola.
Os cinco vencedores, um em cada categoria, serão conhecidos no dia 19 de outubro, durante a Semana Mundial da Educação. O primeiro lugar recebe US$ 50 mil, cerca de R$ 258 mil. A instituição de Novo Hamburgo se classificou para o prêmio por adotar um processo chamado Gestão Democrática, que preconiza a participação de educadores, alunos, familiares e responsáveis nas decisões da rotina da escola.