As aulas dos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vão retornar à presencialidade de forma total na próxima segunda-feira (13). É um marco na instituição, que paralisou as atividades em março de 2020, no início da pandemia, e deu início ao ensino remoto em agosto daquele ano.
De lá para cá, algumas aulas voltaram aos poucos de forma presencial, começando pelas disciplinas práticas dos cursos da área da saúde. De acordo com a universidade, o que ainda seguirá de forma remota são as disciplinas ofertadas na modalidade a distância (EAD). As atividades do setor administrativo também já atuam de forma 100% presencial.
Na próxima segunda, a UFRGS também dá início ao primeiro semestre letivo de 2022, que se encerra em 20 de outubro. Já o segundo semestre letivo começa em 17 de novembro e finaliza em 19 de abril de 2023. O recesso escolar acontece entre 26 de dezembro e 15 de janeiro do ano que vem.
Veja, abaixo, como acontecem as aulas das outras seis universidades federais do Estado:
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
As aulas práticas da graduação já são 100% presenciais. As disciplinas teóricas começaram a ser retomadas de forma presencial em abril deste ano - a previsão é de que até julho haja 100% do retorno. Todos os setores administrativos já atuam de forma presencial. A UFCSPA está no meio do primeiro semestre letivo de 2022. O segundo semestre letivo inicia em 19 de setembro.
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
As aulas da graduação retornaram ao presencial em abril deste ano. O setor administrativo começou a retornar ainda em outubro de 2021. Já funcionários acima dos 60 anos ou com comorbidades voltaram no dia 6 de junho. A UFSM está no primeiro semestre letivo de 2022, e o segundo semestre letivo deve iniciar em setembro.
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
As aulas práticas da graduação ocorrem de forma presencial e as teóricas são online. A previsão é de que as aulas voltem à presencialidade de forma integral na UFPEL no início do próximo semestre, em 1° de agosto. As atividades do setor administrativo já estão atuando de forma 100% presencial. A UFPel está no segundo semestre letivo de 2021. Em agosto, inicia o primeiro semestre letivo de 2022.
Universidade Federal do Rio Grande (Furg)
As aulas da graduação foram retomadas de forma presencial em abril. As atividades do setor administrativo também ocorrem presencialmente de forma integral desde abril. Atualmente, a Furg está no primeiro semestre letivo de 2022. O segundo semestre letivo tem início em setembro.
Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
As aulas da graduação retornaram de forma presencial em abril. No entanto, há algumas disciplinas que podem ser ofertadas a distância até o fim do primeiro semestre letivo de 2022, em 20 de agosto de 2022, se assim os estudantes matriculados desejarem. As atividades do setor administrativo estão 100% presenciais desde novembro do ano passado. O segundo semestre letivo da Unipampa inicia em 21 setembro.
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
As aulas da graduação dos campi de Erechim, no Norte, e em Cerro Largo, nas Missões, retornaram de forma presencial na sua integralidade ainda em fevereiro, assim como as atividades administrativas. No campus Passo Fundo, também no Norte, que oferece somente o curso de medicina, as aulas presenciais retornaram ainda em 2020. Os campi de Cerro Largo e Erechim iniciam o segundo semestre no dia 19 de setembro. Já o de Passo Fundo, no dia 8 de agosto.