A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) adiou o retorno gradual das atividades presenciais. Em portaria publicada na sexta-feira (25), a instituição definiu que a volta será a partir do dia 14 de março. Esta é a segunda vez que a universidade muda a data da retomada da circulação de alunos, professores e funcionários.
Anteriormente, a volta estava prevista para começar junto com o início do semestre letivo de 2021/2, porém o Comitê Covid da UFRGS recomendou o adiamento para o dia 7 de março diante do aumento da ocupação dos leitos clínicos e de UTI no Rio Grande do Sul por conta da variante Ômicron.
O retorno presencial previsto contempla cursos de graduação e pós-graduação, no que se refere às atividades práticas e àquelas que não poderão ocorrer por meio remoto, as aulas práticas em laboratórios, atividades de campo, trabalhos de conclusão de curso em todos os níveis que necessitem atividades presenciais, estágios, funções administrativas e técnicas necessárias para garantir estas atividades e funções essenciais.