Em meio a muitas leituras e preparativos em inglês, três alunas do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estão contando os dias para participar de uma competição internacional na Inglaterra. O time formado pelas estudantes Gabriela Pochmann, 22 anos, Isabela Kasper, 23, e Letícia Colling, 21, foi o único da América Latina classificado entre os 28 selecionados para participar do 19° Moot de Propriedade Intelectual, organizado pela Universidade de Oxford.
— Foi uma preparação muito intensa, desde outubro quando recebemos o caso até dezembro, que foi o mês da entrega, foram horas de estudo lendo materiais gigantescos e se reunindo aos finais de semanas — relembra Isabela.
O concurso reúne estudantes de várias partes do mundo. Após passarem pela etapa escrita, os competidores viajam em março para a fase presencial e precisam usar bons argumentos para defender suas ideias sobre um caso hipotético. Entre a comissão julgadora estão juristas com carreiras reconhecidas. Eles irão avaliar a capacidade dos times de justificar seus pontos de vista sobre propriedade intelectual, que é o campo das ciências jurídicas que diz respeito às criações imateriais dos seres humanos, como o caso da patentes de medicamentos e biografias.
O trio da UFRGS é orientado pela professora Lisiane Ody e teve auxílio das ex-alunas Clara Affeld e Júlia Strack. A docente já esteve na competição e destaca que pouquíssimas universidades conseguem a façanha de serem classificadas para a fase oral.
— A gente se conheceu no grupo de pesquisa da professora e lá ela abriu um processo seletivo para essa competição — conta a estudante Gabriela Pochmann.
—Estamos confiantes, eu tenho certeza que vão se sair muito bem e estão preparadas para nos representar com muito orgulho — diz a professora Lisiane.
Com os altos custos da viagem, as meninas estão fazendo uma campanha para ajudar a pagar as taxas de inscrição, passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte na Inglaterra. Quem quiser apoiar o projeto pode fazer uma doação pelo PIX através da chave iplaw.ufrgs@gmail.com.
— Nós vamos realizar painéis presenciais com as universidades de todo mundo e estamos aceitando todo o tipo de ajuda — explica a estudante Letícia Colling.