Com os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que foram divulgados na última quarta-feira (9), os participantes já podem planejar como utilizarão suas notas para tentar ingressar em uma instituição de nível superior. Entre as possibilidades, está o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para disponibilizar vagas em cursos de universidades públicas de todo o Brasil àqueles que fizeram as provas do exame.
Para auxiliar quem deseja conferir suas chances de obter uma vaga no Ensino Superior por meio do programa, GZH disponibiliza o Simulador Sisu — uma plataforma criada pelo Me Salva!, curso online de preparação para Enem e vestibulares, com base nas notas de corte da última edição do Sisu.
Para fazer a simulação, o participante precisa inserir a nota informada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em cada uma das provas do Enem (Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza Ciências Humanas e Redação), a modalidade de ingresso (ampla concorrência ou reserva de vagas), o Estado e o curso desejado. A partir dessas informações, a ferramenta calcula em quantas universidades o indivíduo tem chances de ser aprovado.
As inscrições para o Sisu, que são feitas de forma gratuita e online pelo site do programa, iniciam na próxima terça-feira (15) e vão até 18 de fevereiro. O resultado da chamada regular está previsto para o dia 22 do mesmo mês. Para se inscrever, é preciso obrigatoriamente ter feito o Enem mais recente, não ter zerado a prova de redação e não ter prestado o concurso na condição de treineiro.
O candidato pode concorrer às vagas de ampla concorrência, às ofertadas pela Lei de Cotas ou às vagas relativas a políticas de ações afirmativas das instituições. Nesta primeira edição de 2022, o MEC ofertará 221.790 vagas para ingresso em 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de Ensino Superior.
Os cursos têm nota mínima de corte definida, de forma que, para poder concorrer, o participante precisa ter obtido desempenho igual ou superior no Enem. No decorrer do processo, o Sisu calcula e divulga diariamente a nota de corte para cada curso.
Quem ainda está um pouco indeciso sobre a carreira que deseja seguir ou onde quer estudar, tem a oportunidade de se inscrever em até dois cursos diferentes nas universidades — indicando qual é sua escolha prioritária e qual é sua segunda opção. Mas não é possível ser aprovado em duas vagas: se conseguir a aprovação no curso indicado como prioritário, o participante deixa de concorrer na sua segunda alternativa. Não é obrigatório escolher um segundo curso para concorrer.
Como acessar a nota do Enem
Para acessar a Página do Participante e visualizar as notas no Enem 2021, é necessário utilizar o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la: basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação (por meio do aplicativo Meu gov.br, dos bancos credenciados, do Internet Banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto – SMS), preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.