Estudantes de Ensino Médio que tenham interesse em ciência, tecnologia, engenharia e matemática podem se inscrever até o dia 15 de janeiro de 2022 no TechGirls, um intercâmbio de quatro semanas nos Estados Unidos. Promovido pelo Departamento de Estado dos EUA, a iniciativa visa o desenvolvimento de meninas de várias partes do mundo que querem seguir carreira nessas áreas. Essa é a primeira vez que o Brasil está incluído no processo seletivo.
As interessadas podem se inscrever por meio do site do programa. O resultado final do processo seletivo será anunciado em abril de 2022.
De acordo com a organização, para participar, as candidatas devem ter perfil de liderança, apresentar maturidade, flexibilidade e mente aberta, estar no Ensino Médio até o final de 2022, ter entre 15 e 17 até o início do programa, previsto para 7 de julho, ter habilidades em ciências, tecnologia, engenharia e/ou matemática e ter interesse em seguir carreira em uma dessas áreas.
Além disso, é preciso ser fluente em língua inglesa e se comprometer a desenvolver um projeto de impacto social após o intercâmbio.
O programa terá duração de quatro semanas nos Estados Unidos, se as condições de saúde relacionadas à pandemia permitirem. Após o intercâmbio, as estudantes terão mais cinco meses de mentoria para a implementação de projetos de impacto social, incluindo sessões interativas em tecnologia e computação, viagens internas nos Estados Unidos, visita técnicas a empresas e hospedagem em casa de uma família norte-americana.
O programa cobre os custos de taxa de visto, passagem aérea de ida e volta do país de origem para os Estados Unidos, acomodação durante o programa em dormitório duplo, refeições, transporte local para eventos do programa em grupo, entradas em eventos culturais do intercâmbio e seguro de saúde de emergência.