O governo do Rio Grande do Sul publicou nesta sexta-feira (22) o edital de abertura de concurso público para a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Ao todo, são 53 vagas para o cargo de analista de planejamento, orçamento e gestão, sendo seis destinadas a pessoas com deficiência e oito para pessoas negras ou pardas.
Segundo o edital, a carga horária é de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 7.345,12. Para concorrer, é preciso ter ensino superior completo em qualquer área. As inscrições seguem abertas até 22 de novembro pelo site da Fundatec, banca selecionada para a organização do concurso. O valor da taxa de inscrição é de R$ 211,22.
A seleção está agendada para 9 de janeiro de 2022 em Porto Alegre e contará com duas provas. A teórico-objetiva terá cem questões, divididas em Língua Portuguesa (10), Raciocínio Lógico e Estatística (10), Direito Administrativo e Constitucional (10), Governança e Gestão (40) e Planejamento e Orçamento Público (30).
A prova dissertativa será composta de uma questão. O candidato precisará se posicionar com um texto entre 15 e 30 linhas a respeito de um tema relacionado ao ramo de Governança e Gestão ou Planejamento e Orçamento Público. Conforme o edital, serão corrigidas as provas dissertativas dos 200 primeiros candidatos classificados na prova teórico-objetiva.
Após a homologação, o concurso terá validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Os aprovados serão chamados no período segundo as necessidades da secretaria. O profissional da área é responsável pela execução de atividades e competências, principalmente nas áreas de planejamento, gestão de projetos, captação de recursos e orçamento.