Adquirir experiência antes de finalizar a graduação pode ser importante para a formação profissional. Nessa quinta-feira (9), o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) abriu inscrições para processo seletivo de estágio para alunos de quatro cursos de graduação: Direito, Administração, Biblioteconomia e Tecnologia da Informação.
São ofertadas 27 vagas, mais a formação de cadastro de um reserva. As inscrições, que vão até o dia 22 de setembro, são gratuitas, e podem ser feitas pelo site do MPT-RS, neste link, onde estão editais destinados a cada área.
As vagas para Direito são para todas as nove cidades com sedes do MPT-RS (Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana). Para Administração, há vagas em todas, menos Pelotas. Porto Alegre e Pelotas oferecem vagas para Tecnologia da Informação e apenas a Capital aceita candidatos de Biblioteconomia. Há mais de uma vaga aberta para Direito e Administração em Porto Alegre.
O processo seletivo será feito por meio de provas escritas, que estão previstas para o final de setembro, no formato online. Podem ocupar as vagas estudantes que já estejam com pelo menos 30% da graduação concluída. Não é necessária experiência.
O estágio terá duração máxima de dois anos, com jornada de quatro horas diárias (20 horas semanais). A bolsa é de R$ 850 mensais, com direito a auxílio transporte de R$ 7 por dia de atividades presenciais.