O mês de julho começa com 3.456 vagas formais de emprego abertas no Rio Grande do Sul para indústria, comércio e setor de serviços. Conforme o levantamento divulgado nesta sexta-feira (2) pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine), a indústria concentra o maior número de oportunidades, com 38,9% do total de postos de trabalho abertos — são 1.343 vagas.
As ocupações com maior disponibilidade em todo o Estado são: alimentador de linha de produção (527 vagas), costureiro na confecção em série (79), solador (75) e trabalhador polivalente da confecção de calçados (73). Com relação ao perfil dessas vagas, 85,4% não exigem experiência e 31,9% também não exigem escolaridade.
No momento, as agências do Sine que mais têm vagas abertas para o setor industrial estão localizadas nas cidades de Teutônia, com 91 ofertas; seguida por Garibaldi, com 87; Erechim, 80; Tapejara, 67; e Carlos Barbosa, com 65 postos.
O segundo setor com o maior número de vagas de emprego no Rio Grande do Sul é o comércio, com 893 postos de trabalho disponíveis. As ocupações com maior oferta são: vendedor de comércio varejista (95), operador de caixa (93), repositor de mercadorias (68) e atendente de lojas e mercados (65).
Por fim, há 848 vagas abertas no setor de serviços, para as funções de faxineiro (99), motorista de caminhão (93), ajudante de motorista (40) e empregado doméstico nos serviços gerais (37).
Onde se candidatar
Quem tiver interesse em uma das vagas pode se candidatar por meio do aplicativo Sine Fácil ou, presencialmente, nas agências FGTAS/Sine. Os endereços estão neste link.
Do total de oportunidades oferecidas, 67,2% não exigem experiência e 27,3% também não exigem escolaridade. Cerca de 26,6% das vagas exigem Ensino Médio completo e 23,2%, Fundamental completo.