A prefeitura de Pelotas definiu o dia 24 de maio como data para a volta das aulas presenciais na rede municipal. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (14) em reunião com os diretores das escolas. A decisão final será de cada instituição.
Desde o início da pandemia de coronavírus, a rede municipal está sem atividades presenciais e mantém contato com os alunos apenas de forma virtual. A prefeitura planeja a volta às aulas desde o ano passado, mas o avanço da pandemia acabou modificando os planos. Com a situação melhor, a prefeita Paula Mascarenhas acredita que esse pode ser o momento seguro para a retomada.
– Precisamos criar um ambiente de acolhimento para as crianças. Elas precisam encontrar esse clima de ambiente acolhedor e seguro - afirmou Mascarenhas.
A rede municipal é a única que ainda não retomou atividades em sala de aula, já que escolas privadas e estaduais foram autorizadas. As instituições que optarem por retornar terão seus planos de contingência analisados pelo Centro de Operações de Emergências da Saúde para a Educação (COE-E).
Nas próximas semanas, a secretaria de educação deve realizar reuniões de trabalho com os diretores das Escolas de Educação Infantil (Emeis) e de Ensino Fundamental (EMEFs) rurais e urbanas para definir os detalhes da volta às aulas e ouvir sugestões para o retorno.
Pelotas anunciou recentemente o retorno gradual das aulas presenciais para todos os níveis de ensino. O município permitia antes apenas as aulas na Educação Infantil e nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.