O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos André Bulhões Mendes, foi recebido pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, em seu gabinete em Brasília na terça-feira (6). De acordo com a universidade, o objetivo do encontro foi buscar a aproximação com o Ministério da Educação (MEC) e uma relação mais produtiva entre os setores das duas instituições.
Estiveram presentes no encontro também, como representantes da UFRGS, o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais, Geraldo Pereira Jotz, e o vice-pró-reitor de Relações Institucionais, Mauricio Viégas da Silva.
Pelo gabinete do ministro, participaram Paulo Roberto e Odimar Barreto, e, pela Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), Wagner Vilas. O deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) também compareceu ao encontro.
Em entrevista a GZH em 22 de setembro, Bulhões adiantou que, quando fosse a Brasília, sua agenda envolveria o ministro da Educação e os presidentes da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
— Mas, se tiver a oportunidade, eu gostaria de agradecer ao presidente Jair Bolsonaro, e vou agradecer pessoalmente ao ministro Milton Ribeiro, pela confiança em mim depositada, escolhendo o meu nome. Eu quero, sim, agradecer pessoalmente — declarou, à época, o reitor da UFRGS.