O segundo turno da consulta para reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será disputado entre a chapa 1, UFPel Diversa, e a chapa 2, UFPel Mais. Estudantes, servidores e professores passaram pelo processo de votação nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24), o resultado foi divulgado pela comissão eleitoral após o encerramento.
A chapa 1 somou 46,43% dos votos enquanto a chapa 2 recebeu 20,07% dos votos. Além dessas, outras duas chapas também concorreram. A chapa 3 — UFPel Tô Contigo recebeu 17,94% dos votos. E a chapa 4 — UFPel Raiz teve 15,55%.
Representando a situação e apoiado pelo atual reitor Pedro Hallal, a chapa 1 tem Paulo Roberto Ferreira Júnior como candidato a reitor. Ele é professor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec). Formado em Informática pela UFPel, iniciou carreira na universidade em 2009. A candidata a vice-reitora é a professora Ursula Rosa da Silva, atual diretora do Centro de Artes.
Liderando a chapa 2, o professor Fábio Cerqueira é docente do Departamento de História há três décadas. Já ocupou cargos de gestão na UFPel, como diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e coordenador do curso de História. A professora Isabel Cristina Rosa Barros é sua candidata a vice-reitora. Ela é a atual diretora da Faculdade de Administração e de Turismo.
Entre estudantes, servidores e professores a consulta somou mais 8 mil votos, embora cerca de 23 mil pessoas estivessem aptas a participar. O segundo turno será realizado nos dias 14 e 15 de outubro. Estudantes, professores e servidores podem votar na nova consulta.
A consulta acadêmica ainda precisa passar pelo Conselho Universitário, órgão máximo da universidade, que formaliza a lista tríplice na ordem que definiu a comunidade acadêmica e a envia para o Ministério da Educação. É do governo federal a prerrogativa de nomear o reitor.