Sem entrar em detalhes, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que as aulas nas escolas devem retornar "em breve". A decisão, contudo, depende também dos governos estaduais, lembrou Ribeiro. Nesta terça-feira (8), ele e outros ministros responderam perguntas da youtuber mirim Esther Castilho.
— As aulas devem voltar em breve, assim que tiver segurança — disse.
— Isso depende de cada governo também, estadual, mas logo logo vamos ter novidades aí, viu? — comentou.
Ainda não há uma orientação oficial da pasta de Ribeiro sobre a retomada das aulas. As instituições de ensino foram obrigadas a paralisar as atividades presenciais por conta da pandemia do coronavírus.
Um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta terça-feira, indicou que a suspensão das atividades escolares deve causar impactos na economia mundial que podem durar até o final do século e pode levar a uma perda ao longo deste período de, na média, 1,5% na economia global.
Ainda de acordo com a OCDE, as escolas brasileiras ficaram fechadas por mais tempo do que a média dos outros países estudados e isso vai impactar a aprendizagem e a habilidades dos alunos.
Nesta terça, o Rio Grande do Sul deu início a retomada das aulas, de forma escalonada, começando pela Educação Infantil, e somente em nove cidades. Mesmo com autorização para que, a partir desta terça-feira, as aulas presenciais da Educação Infantil voltem em regiões que estejam em bandeira amarela ou há pelo menos duas semanas em bandeira laranja, no modelo de distanciamento controlado, a maior parte dos municípios das 21 regiões de saúde definidas pelo governo do Estado não autorizou a reabertura das escolas.