O deputado federal Eduardo Bolsonaro partiu para o ataque em defesa do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Em mensagem no Twitter neste domingo (2), o filho do presidente da República afirmou que "só o pessoal Paulo Freire" tem críticas a Weintraub.
A mensagem foi uma resposta ao tuíte feito por Arthur Weintraub, assessor especial de Jair Bolsonaro, que trouxe dados que mostravam a avaliação e a expectativa da população em relação ao atual governo e à pasta da Educação.
O parlamentar escreveu a seguinte mensagem: "Só o pessoal Paulo Freire está falando mal da educação, na verdade, falando mal do ministro Weintraub. Sem argumentos para fazê-lo se agarram no ain (sic), ele é ministro, tem a liturgia do cargo”.
A defesa surge em um momento delicado para o Ministério da Educação (MEC). Após a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, Weintraub reconheceu que houve erro na correção das provas. A falha, segundo o MEC, ocorreu na transmissão das informações — alguns candidatos que fizeram a prova de uma cor tiveram o gabarito corrigido como se fosse de outra.
O MEC já recebeu 172 mil mensagens com reclamações. Contudo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que a falha atingiu somente 5.974 candidatos.