Em substituição à carteira física, desde esta segunda-feira (16) a emissão da Carteira de Trabalho se dá apenas por meio digital. O antigo documento, no entanto, não perde a validade e deve ser guardado se por necessidade for preciso comprovar tempo de serviço.
A portaria com as regras para a emissão da carteira digital valem desde 24 de setembro, porém, na sexta-feira (13) foi o último dia para que a versão em papel fosse emitida. O documento pode ser solicitado pelo site ou pelo aplicativo, disponível para IOS e Android. Ela será emitida para quem precisa fazer pela primeira vez, perdeu ou danificou a carteira. No entanto, qualquer pessoa que deseja habilitá-la também pode fazê-lo.
Na Capital, quem teve dificuldades em realizar a solicitação online, procurou algum dos postos de atendimento. Na sede do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 35 pessoas buscaram ajuda só na manhã desta segunda. Os 10 computadores da Escola do Trabalhador foram disponibilizadas para esse atendimento.
— É algo muito simples, que pode ser resolvido pelo aplicativo. Em três minutos, se faz. Mas, como as pessoas não sabem fazer, acabam nos procurando. Estamos neste espaço há três semanas e, em média, recebemos 40 pessoas por dia que precisam de ajuda para a carteira digital — disse a funcionária Mirian Maria.
Dúvidas
A mudança procura assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos. A ideia é que, por exemplo, ao ser contratado, o novo empregado não precise mais apresentar a carteira em papel. Bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital.
Procurando vaga na área comercial, Ismael Corrales, 29 anos, buscou auxílio porque havia divergências nos dados registrados na carteira digital.
— O que acontece é que fiz uma seleção, fui aprovado, cheguei a encaminhar os papéis, mas eu desisti da vaga. Só que os dados já entraram na carteira. A atendente me orientou a buscar o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) ou o RH da empresa — relatou.
Cadastro atualizado constantemente
De acordo com técnico em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Diego Souza dos Santos, caso o trabalhador identifique algum erro no cadastro, não é necessário nenhuma atitude. Os sistemas que geram os dados da carteira de trabalho digital são atualizados constantemente e algumas inconsistências serão corrigidas de forma automática.
Para os demais casos, serão realizadas campanhas para a correção das informações. Se as divergências forem referentes a informações posteriores a setembro de 2019, o trabalhador deve informar o empregador sobre a inconsistência ou o erro e solicitar que a correção seja feita.
Nesta segunda-feira, Daniel de Souza Junior, 21 anos, foi até uma agência do Tudo Fácil, no Centro de Porto Alegre, para emitir a carteira digital. Essa foi uma opção do trabalhador, que não chegou a tentar acessar o site ou o aplicativo anteriormente.
— A minha carteira molhou e preciso fazer outra. Resolvi vir aqui direto, porque achei mais fácil. Estou procurando emprego e preciso do documento novo — disse.
Passo a passo para a carteira digital
Pela internet
- Digitar https://gov.br/trabalho - ícone Carteira de Trabalho Digital - "obter" - botão verde, solicitar
- Se já tem cadastro: digite CPF - próxima - senha - entrar
- Se for preciso se cadastrar: preencha os dados pessoais - clique em "não sou robô" - ler e aceitar os termos - continuar. Responda as três perguntas - continuar - marque a opção e-mail ou SMS - valide o cadastro via o link enviado por e-mail ou código via SMS e crie sua senha.
Pelo aplicativo celular
- Se já possui senha: entrar - CPF - próxima - senha - entrar
- Se for preciso cadastrar: preencha os dados pessoais - clique em "não sou robô" - ler e aceitar os termos - continuar. Responda as três perguntas - continuar - marque a opção e-mail ou SMS - valide o cadastro via o link enviado por e-mail ou código via SMS e crie sua senha.