Estão abertas as inscrições para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 2019, que oferece 120 vagas: 25 para os optantes à carreira militar, destinadas exclusivamente a candidatos com interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira — 20 para ampla concorrência e cinco para candidatos autodeclarados negros.
As outras 95 vagas são para não-optantes à carreira militar, destinadas a candidatos sem interesse no QOEng da Ativa, mas entrando no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica — 76 vagas para ampla concorrência e 19 para candidatos autodeclarados negros.
O processo seletivo tem duas etapas, a primeira com três fases: primeiro será o exame de escolaridade com prova objetiva em um único dia de matemática, física, química, português e inglês. A segunda fase inclui exame de escolaridade com provas em dois dias, compostas por questões dissertativas de matemática, física, química e uma redação. A terceira fase é uma inspeção de saúde.
Já a segunda etapa é constituída por um programa de formação profissional, composto por Curso de Graduação em Engenharia e Curso de Formação Militar.
Podem se inscrever candidatos de ambos os sexos, solteiros, que não tenham completado 25 anos até 31 de dezembro e tenham concluído ou estejam concluindo o Ensino Médio em 2019. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro neste site. O edital pode ser conferido neste link.