O Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) projeta lançar, até o final de 2019, um concurso público para a contratação de novos servidores. Nesta semana, a autarquia lançou um edital para a seleção de uma empresa para organizar o concurso. Os envelopes devem ser abertos no dia 30 de julho.
Estão previstas primeiramente 49 vagas para diferentes atividades, mas este número pode ser ampliado. As vagas já previstas são ocupados atualmente por trabalhadores em contrato emergencial. Um projeto para a criação de novos cargos precisa ainda ser aprovado na Câmara de Vereadores. Segundo o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, a demanda dos novos serviços da autarquia aumentam a importância deste novo concurso.
— Temos duas grandes obras que entrarão em funcionamento em breve, que são a ETA (Estação de Tratamento de Água) São Gonçalo e a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Novo Mundo e precisam desse corpo-técnico no momento que essas estruturas entrarem em funcionamento — afirmou Garcia.
As obras que Alexandre Garcia se refere são a Estação de Tratamento de Água São Gonçalo que está sendo construída próximo ao município de Capão do Leão, irá ampliar a distribuição de água para a população de Pelotas em até 50%, tratando cerca de 500 litros por segundo. Já a Estação de Tratamento de Esgoto Novo Mundo visa combater os quase 400 quilômetros de valetas com esgoto a céu aberto da cidade.