Com 3.169 vagas disponíveis em instituições de Ensino Superior apenas no Rio Grande do Sul, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre inscrições em todo o país nesta terça-feira (4). Em todo o país, serão oferecidas 59 mil vagas distribuídas distribuídas em 1.731 cursos de 76 instituições de todo país
Podem se registrar, até sexta (7), candidatos que prestaram o Enem no ano passado e não zeraram a redação. Especialistas recomendam aos candidatos monitorar a variação das notas de corte durante todo o período para aumentar a chance de serem aprovados (leia mais abaixo).
Como é possível alterar a opção de curso até o encerramento das inscrições, é importante que o concorrente acompanhe a sua classificação parcial. Isso permite, em caso de nota insuficiente, que o participante escolha outra instituição a tempo de facilitar sua seleção.
Novidade desde a primeira edição de 2019 é que os estudantes selecionados em qualquer uma das duas opções de curso disponíveis não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de serem escolhidos na primeira opção.
Veja, a seguir, um resumo das principais recomendações para participar do Sisu.
COMO PARTICIPAR
Quem pode se inscrever
Candidatos que fizeram o Enem de 2018 e não zeraram a redação. Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem de alerta.
Como se inscrever
Tenha em mãos o número de inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no Enem (caso não lembre, pode recuperar na página do Enem). A inscrição é gratuita e feita apenas pela página do Sisu na internet. Veja as principais etapas:
- Confirme seus dados
- Na tela de inscrição, escolha até duas opções de curso. Para começar, clique em "Fazer inscrição na 1ª opção". A partir daí, restam três passos.
- No primeiro deles, pesquise as vagas por nome do município, da instituição ou do curso.
- Clique no curso para ver a quantidade de vagas e modalidades disponíveis (ampla concorrência ou ações afirmativas). Clique em "Escolher este curso" para continuar.
- No segundo passo, veja as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções e clique em "Escolher esta modalidade".
- Na terceira etapa, confirme os dados do curso, veja a documentação exigida pela instituição para matrícula, caso seja selecionado, e clique em "Confirmar minha inscrição".
- Na tela "Minha inscrição" você confere as informações. O sistema permite imprimir o comprovante de inscrição.
Mudança de opção
É possível alterar as opções de cursos escolhidos enquanto estiver vigorando o período de inscrições. Apenas a última alteração feita será considerada ao final do prazo.
Cursos oferecidos
A relação completa pode ser consultada nesta página do Sisu.
Classificação
O sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (as instituições podem atribuir pesos diferentes às provas). Caso a nota garanta a classificação nas duas opções de vaga, o candidato será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.
Lista de espera
O candidato não selecionado na chamada regular em nenhuma das suas duas opções de curso poderá participar da lista de espera para a primeira ou a segunda opção. O interessado deve acessar o sistema durante o período especificado no cronograma (veja todas as datas mais abaixo) e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera.
Nota de corte
É a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para cada curso. Uma vez por dia, durante o período de inscrições, o Sisu vai calcular a nota de corte de cada curso com base no número de vagas e o total de inscritos. Esse cálculo (divulgado a partir do segundo dia) será apenas uma referência para ajudar no monitoramento da inscrição do candidato, e não garante seleção.
Pesos e nota mínima
Algumas instituições adotam pesos diferentes para as provas do Enem. Assim, quando o candidato se inscreve para um curso que use pesos diferentes, o sistema faz automaticamente o cálculo de acordo com as especificações da instituição. É então gerada uma nova nota, a ser apresentada ao candidato. As instituições também podem adotar notas mínimas para cada uma das provas do Enem de 2018. Se o candidato não se enquadrar nesse critério, o sistema emitirá um alerta e não permitirá a inscrição.
Classificação parcial
Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, em seu boletim, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.
Como saber o resultado
O resultado pode ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800-616161.
CRONOGRAMA
Inscrições - 4 a 7 de junho
Resultado da chamada regular - 10 de junho
Prazo para participar da lista de espera - 11 a 17 de junho
Matrícula da chamada regular - 12 a 17 de junho (devendo ainda observar dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio)
Convocação dos candidatos em lista de espera - a partir de 19 de junho
Confira o número de vagas em cada universidade do RS:
- Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - 154
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) - 451
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - 844
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - 1.609
- Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - 80
- Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - 31