O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2019 abre as inscrições nesta terça-feira (4) com a oferta de 59 mil vagas em instituições públicas de Ensino Superior. Podem concorrer estudantes que fizeram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018.
As vagas são distribuídas em 1.731 cursos de 76 instituições de todo país, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda (3). Essa oferta de vagas é 3,8% superior ao número disponível no segundo semestre de 2018. Já o número de instituições participantes é 11,8% maior. Esse é o maior volume de vagas para esse período, de acordo com o MEC.
A maior parte das vagas é de universidades federais, com 52 mil vagas. Essas instituições tiveram o bloqueio de R$ 2 bilhões no orçamento deste ano, que representa 30% dos recursos discricionários (sem contar salário, por exemplo).
De acordo com o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima, a pasta tem conversado com as instituições para garantir a oferta de vagas neste segundo semestre.
— As universidades têm autonomia completa, eles que planejam. A gente não teve nenhuma informação de que alguma instituição foi prejudicada, pelo contrário. São os melhores números do Sisu, não vemos impacto por enquanto — disse o secretário, segundo quem há conversas com as instituições para questões emergenciais.
O MEC tem argumentado de que o corte só terá impacto no segundo semestre, mas, segundo Lima, a expectativa é de que haja melhoria na economia e os bloqueios possam ser revistos.
Instituições de Ensino Superior que adotam o Enem como processo seletivo disponibilizam as vagas no Sisu. Os candidatos terão até 7 de junho, às 23h59min, para se inscrever no sistema.
Administração, Pedagogia e Ciências Biológicas são os cursos com mais vagas. Os Estados com mais vagas são Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Paraíba. A instituição com mais vaga é a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), com 4.388 vagas.
Durante o período de inscrição, o Sisu calcula, uma vez por dia, as notas de corte por curso, turno e modalidade (como cotistas). Os candidatos podem solicitar até duas opções na inscrição. O resultado da primeira chamada sai no dia 10 de junho. As matrículas devem ocorrer entre 12 e 17 de junho.
O prazo para manifestar interesse na lista de espera, caso o candidato não seja aprovado, será de 11 a 17 de junho. A convocação ocorre após o dia 19 do mesmo mês.
Vagas no RS
O Rio Grande do Sul tem 3.169 vagas em universidades públicas gaúchas disponíveis no Sisu do segundo semestre, segundo balanço feito por GaúchaZH no site do programa. As vagas estão na Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).