O refeitório, o salão de eventos e as salas dos professores e de informática estão sendo usadas para que os alunos voltem a ter aulas na Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti, na Vila Bonsucesso, em Gravataí, na Região Metropolitana. Parte das turmas retornou nesta quinta-feira (27) de forma improvisada, após os quatro prédios do colégio terem sido interditados no início da semana por problemas estruturais, deixando 1,2 mil estudantes sem atividades.
Durante o dia, apenas alunos de oito turmas do 1º ao 5º ano estão tendo aulas. À noite, quatro turmas do 2º e do 3º ano do Ensino Médio terão aulas de forma conjunta, além de uma turma de Ensino Técnico.
A entrega dos boletins do primeiro trimestre também acabou atrasando e será realizada neste sábado (29). O cronograma das aulas nos espaços alternativos seguirá até o dia 5 de julho.
A direção da escola Tuiuti, em conjunto com a 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), ainda estuda alternativas para que as aulas sejam retomadas integralmente. Entre elas, o empréstimo de salas em outras escolas.
Teto das salas corre risco de cair
A decisão da interdição dos prédios do colégio Tuiuti foi tomada no início desta semana por engenheiros enviados à escola pela 28ª CRE, após mobilização da comunidade escolar. Pais e alunos ocuparam o colégio por seis dias reivindicando obras na estrutura e na parte elétrica. O grupo saiu da instituição na segunda-feira (24), após acordo com a CRE.
Ficou definido que as obras serão retomadas nos próximos dias no prédio que abriga os anos iniciais, interditado desde novembro de 2018 por problemas na estrutura e que estava com a reforma estagnada. A previsão de conclusão é de 90 dias.
No entanto, nos outros três pavilhões da escola, os engenheiros avaliaram risco de queda do teto das salas e, por questões de segurança, os espaços não poderão ser utilizados até que o forro seja removido. Uma empresa que fará o serviço está sendo escolhida pela direção.